Política

Chefe da Igreja Ortodoxa russa pode ter 4 bi de euros congelados pela UE





O chefe da Igreja Ortodoxa russa poderá ter de 4 a 8 bilhões de euros congelados pela União Europeia

Cirilo I, chamado no Ocidente de papa russo, entrou no sexto pacote econômico da União Europeia em resposta a Vladimir Putin pela invasão a Ucrânia.

O sexto pacote foi apresentado por Ursula von Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Tal pacote empacou por intervenção da Hungria. Como no pacote existe a proposta de interrupção da compra de petróleo russo, a Hungria, que depende 100% da importação russa de petróleo, puxou o breque de mão e teve o apoio da República Checa e da Eslovênia.

Mas, no pacote e ao lado de oligarcas russos, entrou o patriarca Cirilo I (Kirill).

Cirilo I, 76 anos, é um defensor ferrenho de Putin. Aprovou a invasão da Ucrânia e nega desumanidades cometidas pelas tropas russas.

Pelo papa Francisco, o patriarca Cirilo foi chamado de "coroinha de Putin".

No particular, o papa Francisco surpreendeu e relembrou alguns beques do futebol argentino. Aqueles, como se diz em jargão ludopédico, que "batem acima da medalhinha".

Cirilo acabou de responder ao papa Francisco. Disse que a manifestação do papa não contribui em nada para a busca da paz.

No mundo "gossip", corre a notícia das preferências de Cirilo por relógios de marca caríssimos e iates. Já afirmou ter sido Putin uma benção divina para a Rússia,

Mais ainda, comenta-se ter Cirilo conhecido Putin quando jovem e no tempo que eram da KGB.

O site do jornal italiano La Repubblica, o de maior tiragem e leitores, com o seu corpo de jornalistas vaticanistas, acompanha a troca de farpas entre o papa Francisco e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, no cargo desde fevereiro de 2009. É o 16º patriarca.

Mais ainda, o La Repubblica comenta o sexto pacote da comissária da União Europeia e ressalta o possível congelamento de conta-corrente bancária do patriarca.

Fonte: UOL