Esporte

Leclerc é pole em dobradinha da Ferrari no GP de Miami; Verstappen em 3º





Charles Leclerc garantiu a pole position do GP de Miami no treino classificatório que rolou hoje (7) à tarde, nos Estados Unidos. Ele marcou 1m28s796. A Ferrari completa a primeira fila com Carlos Sainz na segunda colocação.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o primeiro a baixar de 1min29s na sessão, mas vai largar na terceira posição na corrida inaugural do Circuito Internacional de Miami. Já o heptacampeão Lewis Hamilton ficou em sexto no Q3.

Os carros da Mercedes, aliás, sofreram ao longo do treino de classificação. Lewis Hamilton precisou ir aos boxes para trocar pneus e evitar a eliminação no Q3, enquanto George Russell não resistiu ao Q2. Más notícias num fim de semana em que a equipe britânica ensaiava uma reação.

A corrida rola neste domingo a partir de 16h30 (de Brasília).

Q3: viradas emocionantes

As Ferraris começaram com tudo, com Leclerc marcando 1m29s055 e Sainz somente 0s016 atrás. A felicidade durou pouco, até Max Verstappen registrar 1m28s991 e assumir a liderança do Q3 com o primeiro tempo abaixo da casa de 1m29s. Diferença baixíssima, de 0s080, entre os melhores carros do sábado. Já na reta final, Sainz e Leclerc arrebentaram a vantagem do holandês e garantiram a primeira fila com os tempos de 1m28s986 e 1m28s796 do pole position da tarde.

1º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
2º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
3º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
4º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
5º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
6º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
7º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
8º - Lando Norris (ING/McLaren)
9º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
10º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Q2: duelo cabeça a cabeça

Não havia tempo a perder: dois minutos depois da bandeirada, todos os pilotos já tentavam abrir voltas rápidas. Sainz começou bem, mas Verstappen logo marcou 1m29s202. Sergio Perez anotou 0.4s a menos, na segunda colocação. Para provar que o duelo entre Red Bull e Ferrari pelos melhores tempos era apertado e emocionante, Leclerc buscou 1min29s130, a volta mais rápida do Q2.

Na busca pela sobrevivência, George Russell precisou abortar uma volta por perder o controle da Mercedes por um instante, foi aos boxes, retornou e conseguiu o tempo de 1min30s173. Não foi suficiente para se garantir no Q3 numa tarde difícil para a equipe britânica. Outros que tentaram, mas não conseguiram, foram os seguintes:

11º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
12º - George Russell (ING/Mercedes)
13º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
14º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
15º - Mick Schumacher (ALE/Haas)

Q1: sofrimento de Hamilton

A contagem regressiva para o Q1 começou com o tempo quente e úmido em Miami, já em fim de tarde. Passaram pouco mais de cinco minutos na pista até Max Verstappen marcar o tempo de 1min30s235 e assumir o topo. Os tempos começaram a diminuir, Carlos Sainz passou o holandês e logo na sequência Charles Leclerc deu a resposta com 1min29s474.

Fora da disputa no topo, Lewis Hamilton foi para os boxes trocar pneus na reta final do Q1. Queria tentar uma volta rápida que evitasse a eliminação precoce. Conseguiu 1min30s388, saltou de 17º para o quinto melhor tempo e respirou aliviado. Foram eliminados os seguintes pilotos:

16º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
17º - Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
18º - Alexander Albon (TAI/Willians)
19º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
Não participou - Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Ocon larga em último

O francês Esteban Ocon não participou da classificação e vai começar a corrida deste domingo em último. Mais cedo, no terceiro treino livre, sua Alpine deu uma pancada seca de lado na curva 14 e lhe obrigou a abandonar a sessão. A paralisação das atividades durou cerca de 15 minutos. O chassi foi comprometido e precisará ser trocado. A Alpine prometeu trabalho duro ao longo da noite e afirmou que Ocon vai participar da corrida.

Fonte: UOL