Política

Zelensky diz que Ucrânia retomou mais de mil assentamentos das forças russas





Presidente ucraniano não detalhou quanto representam os territórios; serviços estão sendo restabelecidos nas áreas

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia retomou seis assentamentos das forças russas na sexta-feira (13) e 1.015 no total desde o início do conflito em fevereiro.

“Continuamos a restaurar os territórios desocupados da Ucrânia. Até hoje, 1.015 assentamentos foram desocupados, mais seis nas últimas 24 horas”, disse ele em seu discurso noturno.

Não está claro exatamente quanto território esses assentamentos constituem. Zelensky delineou outros ganhos dos militares da Ucrânia nessas áreas.

“Devolvemos eletricidade, abastecimento de água, comunicações, transporte, serviços sociais para lá”, disse ele.

Ele também afirmou que “a libertação gradual da região de Kharkiv” prova que a Ucrânia “não deixará ninguém ao inimigo”.

 

- Militares ucranianos dizem que russos estão se retirando de Kharkiv

Tropas ucranianas têm realizado contra-ataques na região, tendo reconquistado aldeias na área leste da região

As forças armadas da Ucrânia disseram em uma breve atualização na sexta-feira (13) que as forças russas estão focadas em garantir a retirada das tropas da região norte de Kharkiv. Esses soldados estão sob crescente pressão de contra-ataques ucranianos ao longo de uma ampla frente a oeste de suas linhas de abastecimento.

O feroz contra-golpe ucraniano recuperou várias aldeias na área a leste de Kharkiv. Os avanços do país ameaçam empurrar as forças do Kremlin de volta para sua própria fronteira, ao mesmo tempo em que representam a ameaça estratégica de cortar as linhas de suprimentos da Rússia para a Ucrânia e as forças invasoras mais ao sul na região de Donbass.

Este avanço também revelou mais evidências de aparentes atrocidades russas, de acordo com uma equipe da CNN no local.

O Estado-Maior Geral também relatou mais bombardeios na fronteira longe da atual área de hostilidades, na região nordeste de Sumy – bem como um ataque aéreo contra uma vila na região.

No leste da Ucrânia, o Estado-Maior disse que houve mais bombardeios de artilharia do território controlado pela Ucrânia, enquanto os russos tentavam avançar em direção a Sloviansk, na região de Donetsk, um objetivo fundamental. A vila de Nova Dmytrivka foi atacada, ainda segundo o governo, como tem feito desde o final de abril.

Ele também destacou que houve ataques aéreos em torno de Dolyna, que fica a 20 quilômetros ao norte de Sloviansk e nas proximidades de Adamivka. Este tipo de ofensiva danificou dois locais religiosos no início desta semana na área, segundo autoridades ucranianas.

Na região de Luhansk, o Estado-Maior afirmou que um ataque russo à cidade de Zolote foi repelido.

Fonte: CNN Brasil