Saúde

CRM detecta problemas em Pronto Atendimento Infantil e Hospital da Criança





 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Amapá realizou, na última semana, uma vistoria no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e na UTI do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). Durante a fiscalização, vários problemas foram detectados, desde os itens básicos para atendimento até a falta de equipamentos para emergências. O conselho apresentou os relatórios aos órgãos competentes.

Na vistoria, o CRM identificou superlotação no PAI. No local, haviam 40 crianças internadas, sendo que a capacidade é para 20. Além disso, o pronto atendimento estava sem produtos básicos, como materiais para realização de curativos e retirada de pontos falta de produtos de higiene, óculos de proteção individual e suporte para fluido endovenoso, o soro fisiológico.

Outros problemas foram relatados pelo conselho, como a falta de equipamentos necessários para procedimentos de emergência, entre eles um carrinho e uma maleta ou kit contendo medicamentos e materiais para o atendimento.

Já na UTI pediátrica do HCA, o conselho encontrou materiais em mau estado de conservação, como o aspirador de secreção que estava sucateado. O local necessita de ressuscitador manual, berço aquecido de terapia intensiva, materiais para procedimento de drenagem torácica em sistema fechado, capacetes e tendas para oxigenoterapia, marcapasso cardíaco temporário, além de cilindro transportável de oxigênio e outros.

O CRM relatou, ainda, a falta de materiais higiênicos, como papel toalha, álcool em gel, sabão liquido e luvas.

O prédio também apresenta sinais de deterioração, a exemplo disso são as paredes e tetos com rachaduras, piso desgastado e escorregadio, oferecendo riscos aos profissionais, pacientes e acompanhantes da unidade de saúde.

O conselho frisou que recomendações para melhorar as duas unidades serão apresentadas ao Conselho Federal de Medicina (CFM), Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) e aos Ministérios Público do Amapá (MP) e Federal (MPF).