Política

Pedido de Impeachment de prefeito de Santana é rejeitado





 

Por maioria dos votos, vereadores do município de Santana rejeitaram, na noite de quinta-feira (03), um processo de impeachment contra o prefeito, Ofirney Sadala (PHS). O pedido havia sido formulado por um dirigente do Sindicato dos Servidores em Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap). Com a rejeição, o pedido foi arquivado.

A solicitação de impeachment de Ofirney Sadala aconteceu após a greve dos professores que, durante 40 dias, paralisaram as atividades solicitando melhorias para a categoria. A paralisação foi parar na Justiça e o prefeito conseguiu uma liminar considerando a greve ilegal.

Com isso, ele realizou descontos dos dias parados nos salários dos professores. Mas, após ser pressionado ele cedeu e pagou o restante dos vencimentos dos profissionais. No documento, foi alegado que o prefeito cometeu ilegalidades administrativas durante o pagamento dos profissionais.

Durante a análise do pedido de impeachment, 10 dos 15 parlamentares votaram pelo não prosseguimento do processo, acompanhando um parecer da Procuradoria da Câmara dos Vereadores que considerou os descontos salariais durante a greve legal.