Cotidiano

Consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes tem grande ocorrência no Carnaval segundo Comissariado da Infância e da Juventude de Macapá





carnajuiinfbala (1).JPG

O Comissariado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá teve atividade intensa no Carnaval 2020, com 34 ocorrências envolvendo adolescentes consumindo cigarros, bebida alcoólica ou drogas ilícitas, e cinco estabelecimentos autuados por descumprimento da Portaria Nº 001/2020 - do Juizado da Infância e Juventude/Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, assinada pelo Juiz titular, Esclepíades de Oliveira Neto.

carnajuiinfbala (4).JPG

Sob a coordenação do servidor do TJAP Virgílio Vieira, a operação foi realizada em parceria com Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e conselhos tutelares da Zona Sul e da Zona Norte de Macapá. Segundo Virgílio, houve apenas um caso efetivo de apreensão de drogas, aparentemente cocaína, por parte da Polícia Civil.

carnajuiinfbala (6).jpg

“Também apreendemos bebidas alcoólicas com adolescentes e autuamos dois blocos que tinham crianças em cima do trio elétrico, contrariando a Portaria que disciplina o período festivo”, relatou o coordenador do Comissariado. “Os 34 adolescentes ingerindo bebida alcoólica foram encaminhados ao Conselho Tutelar”, complementou.

Além dos cinco estabelecimentos autuados, houve uma prisão em flagrante de um homem que vendeu bebida alcoólica para menores de 18 anos. “Ele já cumpria pena em regime semiaberto, mas foi liberado no dia seguinte após Audiência de Custódia”, observou Virgílio Vieira.

“De uma maneira geral foi um Carnaval com muitas crianças, mas na maioria dos casos respeitando as regras e sem problemas maiores. Perceber que foi mais tranquilo no sambódromo, provavelmente devido ao esquema de segurança, pois as ocorrências se concentraram nos blocos de rua”, comentou Virgílio.