Cotidiano

Naufrágio Ana Karoline III: 13 corpos já foram encontrados





As buscas por vítimas do naufrágio do navio Ana Karoline III continuam nesta segunda-feira (2). Até o momento, 46 pessoas foram resgatadas e 13 corpos encontrados. A tragédia aconteceu na madrugada de sábado (29) próximo a Ilha de Aruãs e a Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Jari. A embarcação, que estava com aproximadamente 70 pessoas,  saiu de Santana com destino a Santarém, no Pará. 

Dos 13 corpos encontrados,  oito são do sexo feminino, incluindo três meninas com idade entre sete e onze anos; e cinco homens. Três corpos foram localizados no sábado e outros dez no domingo (1°). Os corpos encontrados no sábado já foram reconhecidos e liberados aos familiares. Os que foram encontrados no domingo estão em processo de identificação em Gurupá, cidade próxima ao sinistro.

Um Centro de Apoio e Acolhimento foi criado para prestar assistência aos familiares das vítimas. O local foi montado no Quartel do Bombeiro, em Santana, e conta com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. O centro serve também para buscar informações sobre a tragédia.

O trabalho de busca por vítimas do naufrágio é intenso. São  quatro aeronaves, duas embarcações e 18 mergulhadores empenhados no local. O Governo do Amapá e do Pará definiram que todos os corpos encontrados serão encaminhados para Macapá para fazer perícia e liberado para os familiares. 

O local onde aconteceu o naufrágio é de difícil acesso e não possui sinal de telefonia, dificultando assim as informações chegarem mais rápido. A inexistência de uma lista de passageiros também dificulta as buscas, pois ao longo da viagem a embarcação parava para deixar ou pegar mais passageiros. As causas que levaram ao sinistro ainda estão sendo investigadas.