Economia

Emprego: quais as profissões que deverão ser mais demandadas nos próximos anos pelo mercado





David Johny revela quais as profissões que deverão ser mais demandadas nos próximos anos pelo mercado

David Johny, consultor em empreendedorismo e negócios online, detalha o que deverá estar em alta pelos próximos anos no mercado de trabalho para quem quiser conquistar seu espaço e empreender

Muitas profissões desaparecem, assim como tantas outras surgem e crescem. O especialista em marketing digital e empreendedorismo David Johnny destaca quais devem ser as mais procuradas pelos próximos anos no mercado.

-Vídeo Maker: é aquele que produz vídeos para as plataformas digitais, como o Youtube. Esta é uma aposta quente de David Johny, afinal, nunca se produziu e assistiu a tantos materiais audiovisuais para aprender e se divertir, “hoje em dia os conteúdos mais consumidos são em formato de vídeo, esse nicho está crescendo muito, principalmente porque as empresas estão se posicionando no digital”. O especialista salienta que aumentou o mercado para esses profissionais, mas vale prestar a atenção ao fato de que não é apenas parar na frente da câmera ou do celular a apertar o botão: tem o trabalho de produção, roteiro, edição e arte, que não podem ser feitos por qualquer amador.

-Gestor de Tráfego : essa, talvez, seja a profissão mais promissora e rentável na opinião do consultor. O gestor de tráfego é o especialista em montar campanhas nas plataformas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, onde a campanha é criada do zero, “ele distribui o orçamento a ser investido e altera as campanhas conforme suas necessidades, esse profissional tem como objetivo atrair novos clientes potenciais e compradores para qualquer tipo de negócio”, explica Johny. Ainda é cobrada uma participação de lucro na performance alcançada.

-Copywriter: esta é uma nova tendência, talvez a mais importante no processo de persuasão e convencimento do cliente, considera o consultor. David Johny explica que este profissional é quem faz as chamadas “cartas de vendas”, ou seja, toda a comunicação escrita no site é desenvolvida por um copy. É quem convence o cliente a clicar no botão de compra, “esta figura também pode ser narrada por um comunicador, ela está recheada de gatilhos mentais para convencer, persuadir, quebrar objeções e fechar a venda. Essa é uma categoria muito antiga nos Estados Unidos e tem ganhado muitos novos profissionais no nosso país”, explica.

-Especialista em SEO: este profissional é aquele que trabalha conceitos de palavras-chave para indexação e rankeamento no Google, no Bing e em outros sites de consulta, “é uma profissão muito valorizada no digital, pois quem entende de SEO não precisa investir em propaganda, já que é uma forma de você aparecer nos sites de pesquisa de forma gratuita e na primeira página”, afirma David Johny.

-Infoprodutor: esta profissão ganhou notoriedade nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, visto que muitos profissionais foram obrigados a criar soluções digitais para os seus públicos. “É uma profissão extremamente lucrativa, pois exige um custo muito baixo para começar e possibilidade infinitas de monetizar”, afirma o especialista. Para ser um infoprodutor basta ter uma câmera de um celular, uma plataforma para vender o curso, um microfone lapela e um bom conteúdo, que pode ser sua experiência em determinado assunto, não exigindo diplomas ou formações acadêmicas. Além do curso, é possível lucrar também com a venda de livros, materiais, palestras e consultorias, por exemplo.

-Afiliados: são os revendedores digitais, vendem produtos de empresas digitais e ganham comissões das respectivas vendas. Isso também se apresenta como uma possibilidade interessante, pois o investimento inicial pode ser baixo e, dependendo do produto, os lucros podem ser rápidos.

-Influenciador Digital: também conhecidos como influencers ou blogueiros, podem se destacar em redes variadas, como Instagram e Youtube. São usuários que ganham fama no meio digital, fama que pode se expandir para fora das redes sociais. Eles usam a autoridade que construíram com determinada audiência para vender e indicar os seus produtos ou de um patrocinador. 

-Ciências da Tecnologia: os dados são o novo petróleo do século, para David Johny. “As empresas mais valiosas e ricas do mundo contemporâneo sãos as que possuem dados, como o caso do Facebook, do Google, e da Amazon, pois isso conseguem ditar as regras, tendências  e possuem o maior Equity (valor patrimonial). Então quem estuda ciências da tecnologia, tem portas abertas para trabalhar nas maiores empresas do mundo.
 
-Dropshipping: esta modalidade é inovadora, na opinião do consultor. É considerado por diversos especialistas como uma logística de entrega. Você cria uma loja virtual para vender determinados produtos, faz o pedido de um fornecedor direto da China, por exemplo, intermediando a compra para o cliente e entrega direto na casa do consumidor. Para isso, pede apenas um prazo mais longo, conforme o prazo que do fornecedor. "O bom é que você pode trabalhar com o dinheiro do cliente e não precisa comprar contêiner fechado de mercadoria, correndo o risco de não vender o restante do lote", afirma Johny. Outra vantagem é poder usar plataformas de Marketplace e Shoppings virtuais, como o Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza.
 
Fonte: Raphael Lucca
 
Fotos de: MF Press Global