Saúde

Programação de combate à Tuberculose é realizada em Macapá





 

Michelle Silva

Como forma de alertar a população sobre os riscos, prevenção e tratamentos e cura da tuberculose, o Governo do Estado do Amapá (GEA) irá impulsionar ações de combate à doença. O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) iniciou uma programação referente ao Dia Internacional de Combate à Tuberculose, celebrada em 24 de março.

A programação será encerrada no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na sexta-feira (23), com uma ação educativa. Durante todo o período da programação, serão realizadas: palestras, diagnósticos e distribuição de material educativo acerca da doença.

No Amapá, segundo dados da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS), até junho de 2017, haviam sido registrados 119 casos de Tuberculose em todo o estado. Desse total, 126 estavam em tratamento e sendo acompanhados conforme o Programa Estadual de Combate à Tuberculose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose foi a doença que mais matou no ano de 2016, com 1,7 milhão de mortes em todo o mundo. Ocupa a nona posição da maior causa de mortes, são cinco mil por dia. O Brasil está no grupo dos 20 países com o maior número de casos registrados. Para cada grupo de 1000 mil habitantes, ocorrem 42 registros de casos da doença, número superior ao proposto pela média do continente americano.

A coordenadora da tuberculose no Amapá, Rosângela Gurjão, disse em entrevista ao portal G1, que a prevenção da doença é difícil, pois a bactéria se prolifera no ar. Ela aconselha ainda que a população limpe bem a casa, abrindo as janelas, fazendo com que a iluminação solar entre na casa, pois locais úmidos e sujos são ambientes propícios para a proliferação da doença.

Os principais sintomas

Entre os principais sintomas da doença, estão: Dores locais no peito; tosse crônica ou com sangue; perda de peso; inchaço ou catarro dos gânglios; fadiga, febre, perda de apetite, suores noturnos; palidez e rouquidão.

A principal forma de diagnosticar a doença é através do teste conhecido como baciloscopia do escarro, o qual dura em torno de duas horas pra ficar pronto.