Cotidiano

Concurso da Polícia Civil: Prova oral classificou 101 candidatos





 

 

O resultado final da prova oral do concurso da Polícia Civil para o cargo de delegado foi divulgado na quinta-feira (22). A informação foi disponibilizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) e pela Fundação Carlos Chaga (FCC). O exame classificou 101 candidatos, que agora disputam 25 vagas imediatas e outras 76 para compor o cadastro reserva, com remuneração inicial de R$ 13.280,01.

A prova oral ocorreu no início de fevereiro. Essa fase consistiu em colocar os candidatos para argumentar durante 30 minutos, de forma fundamentada para provar e/ou defender temas relacionados aos programas de Direito Penal e Direito Processual Penal de Conhecimentos Específicos, ambos previstos no Anexo I do edital desse certame.

Para o cargo de delegado, o concurso prevê quatro regiões do Estado. Dos classificados, 32 são referentes à Área de Lotação I (Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho); 23, Área de Lotação II (Ferreira Gomes, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari); 21 para a área III Área de Lotação III (Laranjal do Jari e Vitória do Jari); e 25 para a Área de Lotação IV (Macapá, Santana e Mazagão). Além desses, 1 candidato com deficiência foi aprovado nesta última área.

A lista com o nome dos selecionados está disponível no endereço eletrônico da FCC, www.concursosfcc.com.br. A próxima fase, tanto para o cargo de delegado quanto para o de agente e oficial, consiste no Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório. O teste acontecerá no mês de abril, e o edital com as demais informações dessa etapa ainda será divulgado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), no www.sead.portal.ap.gov.br.

Segundo o Governo do Estado do Amapá (GEA), “o Exame de Aptidão Física constará de quatro testes práticos, especificados da seguinte forma: teste de equilíbrio; teste de abdominais; teste em barra fixa; teste de resistência aeróbica (Teste de Cooper) e corrida de 12 minutos. O candidato considerado inapto em um dos quatro testes físicos estará eliminado do concurso.

Após essa fase, os candidatos selecionados serão submetidos ao exame documental e médico e exame psicológico, investigação social, além do Curso de Formação Policial Profissional, ministrado pela Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa).

 Redação