Esporte

Lewis Hamilton conquista 93ª vitória na Fórmula 1 e Mercedes garante o inédito heptacampeonato consecutivo





Hamilton vence prova tumultuada e já pode faturar hepta na próxima prova

Bottas e Ricciardo fecham pódio, e Mercedes é campeã de construtores pela sétima vez seguida; Max roda após pneu furado, Russell bate com safety car na pista, e Stroll atropela mecânico numa corrida tumultuada em Imola, Lewis Hamilton conquistou a 93ª vitória na Fórmula 1 no GP da Emilia-Romagna, neste domingo. O inglês ainda ajudou a Mercedes a garantir o inédito heptacampeonato consecutivo de construtores. Valtteri Bottas, que havia largado na pole e liderado as primeiras voltas, terminou em segundo apesar de problemas no assoalho o carro, e Daniel Ricciardo completou o pódio, em terceiro, com a Renault. 

Com o resultado, Hamilton já pode ser heptacampeão mundial na próxima corrida, na Turquia. O inglês tem 85 pontos de vantagem sobre Bottas com 104 ainda em jogo, e, para faturar o título, precisa de uma vitória ou de um segundo lugar com a volta mais rápida.

Hamilton caiu para terceiro após a largada, atrás de Max Verstappen, mas estendeu a permanência na pista antes do pit stop e abriu sobre os rivais com os pneus em bom estado. Um safety car virtual para a retirada do carro de Esteban Ocon ajudou a confirmar a liderança do inglês quando este parou nos boxes. 

Depois, Verstappen teve um pneu furado e parou na caixa de brita, o que obrigou o carro de segurança a entrar. Na relargada, Hamilton controlou Bottas, fez a melhor volta e confirmou a nona vitória em 2020.

Daniel Ricciardo resistiu a um ataque final de Daniil Kvyat, da AlphaTauri, e garantiu o segundo pódio nas últimas três corridas da temporada. Charles Leclerc levou a Ferrari ao quinto lugar, e também pontuaram, da sexta à décima colocações, Sergio Pérez (Racing Point), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Lando Norris (McLaren), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo).

HAMILTON: "É impressionante agora. Eu olho para minha equipe e penso em todos em Brackley - eles são os heróis anônimos. As pessoas que assistem em casa podem pensar que estamos acostumados com isso, mas participar da quebra de um recorde (sete títulos) como esse é incrível!" 

BOTTAS: "Os detritos causaram um grande impacto hoje. Na volta 2, de repente, na curva 7, havia destroços. Não tive tempo de evitá-los - sofri alguns danos que dificultaram a pilotagem." 

RICCIARDO: "Eu cheguei em quarto na largada e no restante da corrida eu estava com um ritmo muito bom... Foi divertido lá fora e não vou esquecer o Shoey!" 

 

O que você precisa saber?

 

- 93ª vitória de Lewis Hamilton, que amplia o recorde na F1. 

- Inglês chegou na zona de pontuação pela 46ª corrida seguida. 

- Mercedes é a primeira equipe com sete títulos consecutivos. 

- Segundo pódio de Daniel Ricciardo na temporada 2020. 

- Quarto lugar é o melhor resultado de Daniil Kvyat no ano. 

- Alfa Romeo pontuou pela primeira vez em 2020 com os dois carros.

Fonte: Globoesporte