Cotidiano

Em 2017, mais de 25 mil turistas estrangeiros estiveram no estado





Park 

Nesta terça-feira (27), o Ministério do Turismo (MTur) divulgou informações do Anuário Estatístico de Turismo no Brasil, referentes ao ano de 2017. Os dados apontam que no ano passado, o Amapá recebeu 25.425 turistas estrangeiros que chegaram ao estado por duas das quatro vias de acesso analisadas: Aérea, Terrestre, Marítima e Fluvial.

O número de estrangeiros que estiveram no Amapá com a finalidade de fazer turismo na região, representa um aumento de 8,918 visitantes a mais que o registrado no ano de 2016, quando o estado recebeu 16.507 turistas de fora do país.

Dentre as quatro vias de acesso ao território amapaense, no ano passado, as estatísticas do Anuário não apresentam a chegada de turistas por via aérea e marítima. Esses dados podem ser confirmados tanto em 2017, quando no ano de 2016, exceto por via aérea, por onde 44 turistas chegaram ao Amapá naquele ano.

O Anuário do Turismo no Brasil aponta que ano passado, 2.791 turistas chegaram ao Amapá por via de acesso terrestre e 22.634 por vias de acesso fluvial. Em 2016, foram 271 e 16.192 turistas estrangeiros via acessos terrestre e fluvial, respectivamente.

De acordo com informações do Ministério do Turismo, no ano passado, o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil atingiu níveis recordes, superando até mesmo o período em que o país foi sede da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. De acordo com os dados do anuário, em 2017 o Brasil recebeu o total de 6.588.770 turistas estrangeiros.

Segundo o MTur, o número representa um aumento de 0,6 na comparação com o ano de 2016, quando exatos 6.546.696 estrangeiros vieram ao país para fazer turismo. Esse aumento também pode ser notado com a chegada de turistas oriundos da América do Sul, sendo a maioria entre os estrangeiros em 2017.

Oiapoque recebe ‘Free Shop’ para atender turistas estrangeiros

Na última semana, a Receita Federal do Brasil (RF) liberou a atuação de “free shops” em cidades brasileiras que fazem fronteiras com outros países. No Amapá, a cidade de Oiapoque, município que faz fronteira com a Unidade Ultramarina Guiana Francesa, está na lista da RF com mais 30 cidades do Brasil.

Os ‘free shops’ são estabelecimentos que realizam a venda de produtos livres de impostos aos turistas estrangeiros que visitarem os destinos turísticos das regiões de fronteira por via terrestre. De acordo com o Governo do Brasil, a criação desses estabelecimentos tem o objetivo de incentivar o turismo de compras nessas regiões.

Entre as 30 cidades que fazem parte da lista para a instalação dos ‘free shops’ estão: Santana do Livramento (RS), Chuí (RS), Foz do Iguaçu (PR), Oiapoque (AP), Guajará-Mirim (RO) e Ponta Porã (MS).

A data para que os empreendimentos comecem a funcionar não foi divulgada pelos órgãos responsáveis.

Nathan Oliveira