Cotidiano

Plataforma Sacaca: Produção científica da Embrapa AP e mais 5 instituições está disponível no portal





 

Nesta segunda-feira, 09 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá) divulgou que os títulos de toda a produção bibliográfica e técnica de seus pesquisadores já estão disponíveis na Plataforma Sacaca, na internet. Além da Empresa, mais cinco instituições de pesquisas científicas e tecnológicas do Amapá estão no banco de dados da ferramenta.

Entre o conteúdo disponibilizado pela Embrapa Amapá na plataforma, estão a produção técnica dos pesquisadores e analistas que atuam nos núcleos de sistemas sustentáveis de produção agropecuária, de proteção de plantas, de aquicultura e pesca, de conservação e uso dos recursos da biodiversidade, de recursos florestais e setor de prospecção e avaliação de tecnologias.

A Plataforma Sacaca trata-se de um portal desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) e tem o objetivo de reunir, organizar e disponibilizar o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa que atuam no estado.

O lançamento da plataforma aconteceu durante cerimônia realizada na última semana, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O evento contou com a participação de gestores, pesquisadores e analistas das diversas instituições científicas e tecnológicas do Amapá.

Até esta última segunda-feira, a Plataforma Sacaca reunia indicadores relativos a 4.633 pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Amapá (Unifap), Embrapa Amapá, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), totalizando 46.555 mil produções bibliográficas, 14.395 mil produções técnicas e 42 patentes.

Com a utilização do portal é possível visualizar indicadores, realizar buscas, localizar pesquisadores, visualizar seus currículos, a ainda, identificar o que está sendo pesquisado e produzido. De acordo com divulgação da Embrapa Amapá, o próximo passo é possibilitar a inserção de mais dados como notícias, objetos de aprendizagem, entre outros conteúdos.

Todo o conteúdo já disponibilizado pelas instituições de pesquisas científicas e tecnológicas na Plataforma Sacaca pode ser acessado através do link: http://plataforma.sacaca.ap.gov.br/index.jsf, na internet.


Da Redação