Cotidiano

Incidência de chuvas em Macapá deve permanecer pelos próximos dias





(Foto: arquivo JD)

 

Nesta última semana, o índice de chuvas que caiu na capital amapaense foi o esperado para o mês todo, informou o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). A intensidade de chuva também está prevista para acontecer durante este fim de semana.

De acordo com informações divulgadas no Portal do Governo do Estado do Amapá (GEA), o índice de chuva registrado entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12) atingiu o volume bem acima do esperado em algumas regiões, como Ferreira Gomes, que recentemente ficou em “estado de alerta” devido a enchente do Rio Araguari.

Em Macapá, quatro famílias tiveram que ser retiradas de suas residências por conta de risco de alagamento. As famílias foram alojadas em pontos montados pela Defesa Civil Municipal.

Preocupados com isso, a Defesa Civil do Amapá, que monitora pontos de alagamentos desde a última quarta-feira, onde houveram 33 ocorrências, está atenta para possíveis novos casos. O órgão deixou equipes de prontidão, principalmente para se deslocarem para os interiores, se houver necessidade.

“Na sexta, o município de Laranjal do Jari atingiu 1,94 o nível do rio, assim como Calçoene que está em estado de atenção. Estamos atentos para qualquer emergência que possa ocorrer”, frisou o Coronel Alexandre Veríssimo.

Segundo o NHMET, são esperadas chuvas mais intensas para este fim de semana, principalmente nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. O volume pode variar entre 25 e 65 mm.

A previsão é de que as chuvas continuem atingindo todo o estado neste domingo. O dia deve amanhecer com céu claro e poucas nuvens, porém, podem haver pancadas de chuva a qualquer hora do dia, variando de intensidade leve a fraca em todo o Estado. É esperado que chova entre 03 e 20 mm.

Na segunda-feira (16), a previsão é de que Cutias e Ferreira Gomes também recebam chuvas intensas, juntamente com os municípios supracitados. O volume esperado para as duas cidades varia entre 15 e 50 mm. O tempo deverá ficar um pouco mais fechado, já amanhecendo com céu nublado e pancadas de chuva a qualquer hora do dia, com variação de nuvens e chuvas fracas deverão atingir todos os municípios do Estado.

Em caso de alagamentos ou enchentes

É necessário que o cidadão se mantenha atento às previsões de autoridades como a Defesa Civil. Locais mais altos são mais seguros. Pessoas que se encontram em locais mais baixos ou que tem histórico de alagamento, devem ficar atentos e se retirar do local assim que constatado um possível risco de enchente ou alagamento.

Durante o deslocamento, é importante que as pessoas se atentem em usar calçados, pois ajudam a evitar possíveis ferimentos. Se objetos precisarem ser retirados do local, é importante que a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros seja acionado.

Outro alerta importante é de que, em casos de fortes chuvas, independente dos riscos de alagamentos ou enchentes, crianças, idosos e pessoas com deficiência não devem ser deixadas sozinhas.


Luciana Cordeiro