Cultura

Apelo do Papa em prol do diálogo na República Centro-Africana





Na conclusão do Angelus na Solenidade de Epifania do Senhor o Papa pediu diálogo para a República Centro-Africana e recordou o Natal das Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas que será celebrado nesta quinta-feira.

Fonte: Silvonei José – Vatican News

Após rezar a oração mariana do Angelus nesta quarta-feira, Solenidade da Epifania o Papa Francisco disse que segue com atenção e preocupação os acontecimentos na República Centro-Africana, onde recentemente se realizaram eleições, nas quais o povo expressou seu desejo de continuar no caminho da paz.

Portanto – disse Francisco -, convido todas as partes a um diálogo fraterno e respeitoso, a rejeitar o ódio e a evitar todas as formas de violência”.

O Santo Padre em seguida dirigiu seu pensamento aos irmãos e irmãs das Igrejas Orientais, Católicas e Ortodoxas:

"Dirijo-me com afeto aos irmãos e irmãs das Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas, que de acordo com sua tradição celebram amanhã o Natal do Senhor. A eles desejo de coração um Santo Natal na luz de Cristo, nossa paz e nossa esperança”.

Na festa de hoje da Epifania o Papa recordou ainda que celebramos o Dia Mundial da Infância Missionária, que envolve muitas crianças e jovens de todo o mundo.

“Agradeço a cada um deles e os encorajo a serem testemunhas alegres de Jesus, procurando sempre levar fraternidade em meio aos seus coetâneos”.

Francisco concluiu o Angelus dirigindo sua cordial saudação a todos aqueles que estavam conectados através dos meios de comunicação. Uma saudação especial foi para a fundação, “Corteo dei Re Magi”, que organiza eventos de evangelização e solidariedade em numerosas cidades e vilarejos da Polônia e de outras nações.

A todos o Papa desejou um bom almoço pedindo que não se esqueçam de rezar por ele.