Cotidiano

Porto de Santana: edital que irá nortear leilão deverá ser lançado em maio





(Foto: Aline Medeiros) 

Cerca de 22 mil metros quadrados deverão ser leiloados neste ano. A expectativa é de que mais de R$ 60 milhões sejam movimentados com esse leilão.

 

O Porto de Santana é o principal acesso para entrada e saída de mercadorias para outros estados brasileiros e países. Com o objetivo de transformá-lo em uma grande potência de exportação na região norte, o porto de Santana será leiloado. O edital que norteará o leilão de uma área de 22 mil metros quadrados deverá ser lançado em Maio, informou o Ministério dos Transportes.

A cessão para a iniciativa privada pode durar até 25 anos. A expectativa é que o leilão movimente mais de R$ 60 milhões inicialmente. Mesmo com o leilão, o porto de Santana não deixará de ser administrado pela Prefeitura Municipal de Santana (PMS), através da Companhia das Docas do município (CDSA).

De acordo com informações, o leilão está previsto para acontecer em agosto. Na ocasião, a área será cedida para movimentação de carga geral, como cavacos, madeira, resíduos, vegetais e grãos. O espaço colocado em leilão é parte do utilizado pela empresa Amapá Florestal e Celulose (Amcel), que deverá participar da nova disputa.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a empresa que der o maior lance será a vencedora. Os investimentos iniciais serão destinados para melhorias na área cedida, como a substituição de esteiras e entre outros.

O Ministério dos Transportes acredita que com o leilão, o arrendamento do porto irá beneficiar o desenvolvimento econômico do estado, proporcionando geração de empregos e aumento na movimentação de cargas.

De acordo com a nova lei dos portos, os terminais privados além de exportar e importar mercadorias, poderão compartilhar o uso da área com outros empreendimentos que desejam utilizar o terminal.

Porto de Santana

O porto de Santana foi construído na década de 1950, pela Indústria de Comércio de Minérios (Icomi), para o embarque de manganês. Atualmente, o porto é utilizado para o escoamento de minérios, grãos e cavacos, além de proporcionar embarque e desembarque de contêineres.

Segundo a Antaq, o porto de Santana movimentou mais de R$ 1,5 milhão de toneladas de cargas diversas somente em 2017. Ao todo, foram mais de 800 mil de produtos derivados de madeira.

 Redação