Saúde

Combate ao sarampo: governo capacita profissionais para vacinação de casa em casa





Combate ao sarampo: governo capacita profissionais para vacinação de casa em casa

Varredura vacinal inicia na segunda-feira, 18. Ação também vai oferecer atualização de caderneta de vacina para crianças de até cinco anos.

 

No total, aproximadamente 300 profissionais foram capacitados para a varredura vacinal.

Para conter o surto de sarampo no estado, o Governo do Amapá e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) capacitaram 300 servidores municipais para a ação de varredura vacinal de casa a casa que inicia na segunda-feira, 18. Neste trabalho, a ideia é imunizar pessoas de seis meses a 59 anos contra a doença. Até o dia seis de janeiro, foram notificados 189 casos de sarampo no Amapá, com maior incidência em crianças de até quatro anos. 

 

Os trabalhadores também vão ofertar outras imunizações para atualização da caderneta de vacina das crianças de até cinco anos. A ação acontecerá nos municípios de Macapá, Santana, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Mazagão e Porto Grande - cidades consideradas prioritárias por conterem casos ativos de sarampo ou estarem em área de fronteira.  

Além de preparar os profissionais, o objetivo da capacitação foi promover a integração da rede de atenção em saúde e a atualização de procedimentos e vigilância do sarampo no estado. Trata-se de padronizar as diretrizes da estratégia de varredura vacinal.

Multivacinação

Para as crianças com menos de cinco anos, serão ofertadas as vacinas BCG, pentavalente, tríplice viral, tetra-viral, pneumocócica 10, meningocócica C, e poliomielite VIP/VOP. Além de imunizações que protegem contra hepatite A, hepatite B, rotavírus, e febre amarela.

A ação, que será de responsabilidade dos municípios, conta com apoio do Ministério da Saúde, Opas e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A apoiadora da Opas Sílvia Maués, explica o objetivo da ação de varredura vacinal.

“Essa ação de varredura vai ocorrer com dois objetivos, o primeiro é controlar o recente surto de sarampo, realizando a varredura vacinal casa a casa. O segundo é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de cinco anos no calendário vacinal adequado, que não constem no cartão de vacina da criança”, afirmou a técnica. 

Os profissionais capacitados irão iniciar simultaneamente a varredura vacinal nos municípios prioritários.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá - Alessandro Veloso - Foto: Nathanael Zalouth