Cotidiano

Revisão de benefícios: INSS convoca 59,1 mil segurados





 

O objetivo da revisão dos benefícios é a verificação de inconsistências nas informações fornecidas. Até o fim do ano, está prevista a revisão em mais de 2 milhões de benefícios.

 

Na última segunda-feira (30), uma lista com os nomes de 59,1 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU). A convocação tem o objetivo verificar inconsistências, e advertir quem está recebendo benefícios, mas ainda não realizou a perícia médica junto ao órgão.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), as pessoas cujos nomes constam na lista, devem agendar atendimento no INSS até 21 de maio. O serviço pode ser agendado através do telefone 135.

“Caso não marque data para a perícia, o segurado pode ter o benefício suspenso até o agendamento. A partir da suspensão, os cidadãos têm até 60 dias para procurar o INSS, ou podem ter o benefício cancelado”, informou o MDS em trecho divulgado pelo portal Governo do Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento Social informou também que as convocações são baseadas em “pentes-finos”, onde irregularidades e inconsistências de informações são detectadas. Dessa forma, o agendamento com os beneficiários nessa situação, confirmam ou descartam essas evitam fraudes no INSS e na concessão de benefícios. Dessa forma

“Entre março e abril, o pente-fino dos benefícios já resultou na convocação de cerca de 246,2 mil segurados, pessoas que recebem auxílio-doença e não fazem perícia médica há mais de dois anos e também aposentados por invalidez com menos de 60 anos”, informou a pasta ao site governamental.

Como resultado desses procedimentos, cerca de 80 mil auxílios-doença e aposentadoria por invalidez foram cancelados até o último dia 10 de abril. O MDS prevê ainda, a revisão 1,2 milhão de seguros, 73.803 de auxílio-doença e 995.107 de aposentadoria por invalidez, até o fim de 2018.

Benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do governo brasileiro, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, e que atua na gestão do sistema previdenciário do país. Podem receber os benefícios, pessoas que se encaixam nos critérios estabelecidos em lei e solicitam o serviço junto a instituição.

O INSS oferta aposentadoria por idade, tempo de contribuição, deficiência, invalidez; e outros auxílios no caso de doença, acidente, reclusão; além de pensão por morte, salário-família e salário maternidade. Existem outros benefícios ainda como os assistenciais ao idoso e à pessoa com deficiência, ao trabalhador portuário avulso, e outras assistências, pecúlios, pensões e seguros.

Da Redação