Cotidiano

Dia do trabalhador: No AP, programação contará com serviços de saúde e oportunidade de emprego





 

Serviços de saúde, cultura, cidadania e shows serão algumas das ações programadas pelo GEA e parceiros para este feriado. O evento acontece no estádio Zerão.  

 

Nesta terça-feira (01), Dia do Trabalhador, o Governo do Estado do Amapá (GEA) realiza uma programação no Estádio Milton Corrêa de Souza, o Zerão, de 8h às 14h, ofertando serviços gratuitos a população em homenagem aos trabalhadores.

Durante a programação, serão feitas ações voltadas para a saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer, entre outros. O evento pretende chegar este ano há pelo menos 15 mil atendimentos e está sendo feito em parceria com mais de 40 entidades público-privadas, como explicou a Secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Maraína Martins ao portal.

“São mais de sessenta serviços gratuitos à população oferecidos pelo Governo do Estados e os parceiros no Dia do Trabalhador. Estamos nos últimos ajustes da montagem de toda a estrutura dentro do Estádio Zerão para receber e atender os trabalhadores, seus familiares e a população de um modo geral, não só de Macapá como dos demais municípios”, disse a secretária.

Durante o evento, terão médicos nas áreas de clínico geral, pediatra, dermatologista, odontólogos e fisioterapeutas à disposição da população, além da oferta de exames de ultrassonografia, testes rápidos de HIV, hepatite, HCV e HBSAC, vacina e farmácia, consulta de pré-natal, aplicação de flúor, orientação em higiene bucal, verificação de pressão arterial, temperatura, entre outros serviços voltados a saúde.

Orientações de prevenção a acidentes no trabalho como combate a incêndio, uso de EPIs, distribuição de material informativo sobre cursos profissionalizantes, palestras sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e características empreendedoras, serão feitas por equipes técnicas do governo e parceiros durante a programação.

Haverá também atendimentos jurídicos nas áreas de família, consumidor, previdenciário, penal, criminal, trabalhista, registro tardio (encaminhamento), orientação sobre direito do consumidor, inscrição para bolsas e vestibular, emissão de carteira de identidade (1ª e 2ª vias), emissão de cartão do SUS, 2ª via do CPF, registro de ocorrências, e ação de combate às drogas. Além de corte de cabelo masculino, adulto e infantil e uma feira de adoção de animais feita pela Organização Não Governamental (ONG).

Na área de educação, cultura e lazer, as crianças contarão com pintura facial, divulgação do programa Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (EJA/Sesi), apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, ações educativas de trânsito, apresentação de paraquedismo, doação de livros didáticos e atividades lúdicas de contação de histórias, exposição de artes, visitação e leitura à Biblioteca Sesc e oficinas de arte e literatura, e muito mais.

A programação ainda contará com shows do DJ John Silva, Corrida do Trabalhador, apresentações musicais do grupo de pagode “K Resenha”, aula de zumba, grupo de dança Vem Bailar e show da cantora de sertanejo, forró e brega Josy Santos, para animar a programação. Os trabalhadores também concorrerão a prêmios em sorteio e prestigiarão apresentações de adestramento animais dos canis das Polícias Militar e Civil.

Oportunidade de emprego

Durante o evento, mais de 100 vagas de emprego, de 50 áreas diferentes serão ofertadas. A oportunidade visa atender aqueles que estão desempregados e desejam entrar no mercado de trabalho.

De acordo com o Sistema Nacional de Empregos no Amapá (Sine), os interessados poderão entregar seus currículos na estande do órgão.  Algumas pessoas poderão sair com a carta de apresentação em mãos e outras poderão ser encaminhadas para avaliação das empresas.

Segundo o órgão, 200 atendimentos serão realizados no dia, sendo que, haverá distribuição de senhas com início às 8h e término às 13h. Para se candidatar as vagas, o interessado deverá apresentar carteira de trabalho, CPF, RG, comprovante de residência e o currículo atualizado.

As vagas disponibilizadas são para as seguintes áreas: Auditor de ATM, Auxiliar de cozinha, Açougueiro, Auxiliar de limpeza, Auxiliar de refrigeração, Auxiliar de funileiro (automóveis de reparação), Auxiliar de vidraceiro, Estoquista, Estagiário em administração, Cobrador pracista, Costureira em geral, Cozinheiro geral, Funileiro de manutenção, Motorista, Líder de operação de valores, Monitorador de rotas, Padeiro, Passador de roupas, Professor de inglês, Operador de caixa, Técnico em eletrônica, Técnico em enfermagem, Técnico em refrigeração, Vendedor interno, Vendedor pracista e Vendedor externo autônomo – 50 vagas (sem vínculo empregatício).

Além disso, o Sine destinou vagas para pessoas com deficiência física, são elas: Atendente – 1 vaga, Embalador – 1 vaga, Auxiliar de limpeza – 2 vagas

 Luciana Cordeiro