Saúde

Sala de estabilização começa a funcionar na UBS Lélio Silva para atender casos graves da Covid-19





O prefeito de Macapá Dr. Furlan, entregou a sala de estabilização (Sala Vermelha) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lélio Silva, que é uma das unidades referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19. A iniciativa é inédita no município e o espaço é voltado para os casos de pacientes que precisam de estabilização do quadro de saúde enquanto aguardam transferência para um hospital.

“Não é papel do município manter pacientes graves da Covid-19, mas precisamos nos preparar para cenários de emergência. Nesse momento, temos condições de ficar com o munícipe pelo tempo que for preciso para resguardar a sua vida, dando condições para abertura das suas vias respiratórias, aguardando a sua estabilização e a melhora do seu quadro clínico para que, então, ele seja transferido a um hospital”, explicou Dr. Furlan.

A sala possui dois leitos e está equipada com material para intubação, ventiladores mecânicos, monitores, aparelho de eletrocardiograma, desfibrilador e demais recursos e insumos necessários para o atendimento de pacientes graves infectados com novo coronavírus.

De acordo com o prefeito, a implantação da Sala Vermelha também deve ser feita na UBS Marcelo Cândia, na zona norte.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, também participou da entrega e, na ocasião, destacou que a gestão sempre teve a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade a todos que precisam da rede municipal. “As UBSs não são destinadas ao atendimento de média complexidade, mas como estamos em período pandêmico, nós estamos preparados para receber pacientes que precisam de atendimento complexo”, disse a secretária.

Treinamento de equipe

Para garantir atendimento de qualidade aos pacientes na Sala Vermelha, a Diretoria de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove uma série de treinamentos com as equipes que vão lidar diretamente com esses pacientes. A capacitação começou em janeiro e, entre os temas abordados, destaca-se o fluxo de recebimento de casos graves e os procedimentos de intubação. Profissionais das UBSs Lélio Silva e Marcelo Cândia já receberam o treinamento.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social