Cotidiano

No Amapá, 140 novos casos de câncer foram identificados em 2017





 

Dados fazem parte do relatório anual de casos da doença, que será divulgado pelo Ijoma. O câncer tem sido uma das doenças que mais afeta a população brasileira.

 

O Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma) apontou que 140 novos casos de câncer foram descobertos em 2017 no Amapá. Os dados constam no primeiro relatório anual de casos da doença realizado pelo instituto. O documento completo será apresentado nesta quinta-feira (17), em um evento realizado no instituto.

O relatório tem como objetivo busca estabelecer a direção e o caminho a ser seguido, para buscar investimentos em ações e mostrar a evolução do câncer no Amapá, para que possamos melhor trabalhar na prevenção.

De acordo com o Ijoma, o relatório deverá ser apresentado trimestralmente. O foco é copilar todos os dados do instituto, como pacientes atendidos, doações, receitas e despesas, dando mais transparência, para que assim, tenha base de informações necessárias para aumento do potencial de prevenção e detecção precoce da doença.

Segundo o instituto, o mês de outubro, voltado para a conscientização do câncer de mama, foi o que apresentou maior registro com 20 novos casos. Deste total, 15 eram câncer de mama.

Cerca de um terço dos novos casos de câncer no mundo poderia ser evitado se houvesse a prevenção, afirmou o Ijoma.

Em entrevista concedida ao Jornal do Dia em novembro de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) havia informado que pelo menos 44 registros de homens com esse tipo de câncer no estado haviam sido registrados na época.

O número referia-se aos pacientes que fazem tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Amapá (UNACON). De acordo com a Secretaria, os dados fazem parte dos registros obtidos no período entre janeiro e outubro de 2017.

Seminário Estadual

Inicia nesta quinta-feira (17) o 1º Seminário Estadual de Oncologia e Oncohmatologia. O evento acontece no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) até o dia 19 deste mês.

O objetivo do seminário é debater e dar os primeiros passos para atualizar protocolos e estabelecer novos tratamentos e ações para o controle do câncer. O evento que é organizado pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contará com a presença de profissionais renomados nacionalmente nas áreas.

O seminário contará com palestras, mesas redondas e debates nas áreas clínicas e cirúrgicas de: mastologia, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urgências cirúrgicas em oncologia, cirurgia geral oncológica, radioterapia e quimioterapia.

 Thales Lima