Saúde

UPA da Zona Sul será inaugurada em Macapá





 

Unidade funcionará 24h e contará com atendimentos de urgência e emergência

 

Com atendimento 24h e uma estrutura moderna, a UPA da Zona Sul será inaugurada nesta sexta-feira, 18. A unidade fica localizada na Av. Ivaldo Veras, no bairro Jardim Equatorial, em Macapá. A inauguração contará com a presença do governador do Estado, Waldez Góes, e de autoridades da saúde pública.

A UPA contará com atendimentos de gravidade média e de urgência e emergência. Entre os atendimentos de gravidade média estão problemas de pressão, corte com pouco sangramento, queda com torsão e muita dor, queda com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores no peito e vômito constante.

 A unidade foi estruturada com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação adulto e pediátrico. Também contará com farmácia, sala de medicação, inalação, curativo e sala de estabilização.

A expectativa do Governo do Estado é que a unidade de saúde ajude a desafogar o atendimento do Hospital de Emergência de Macapá (HE). Estima-se que a UPA Zona Sul realizará 4,5 mil atendimentos por mês.

A UPA será gerenciada pela empresa Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), através do modelo de Organização Social (OS). Esse modelo está sendo empregado no estado desde 2017 e permite que pessoas jurídicas associativas ou fundacionais, sem finalidade lucrativa, recebam recursos públicos para gerenciarem determinado serviços públicos. 

Obra

A obra que foi lançada em abril de 2014, ainda na gestão do governador Camilo Capiberibe, foi orçada em R$3,6 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). A previsão era para ser entregue no mesmo ano. Após falta de pagamento, as obras tiveram que ser paralisadas.

Outros problemas atrasaram o encerramentos das obras. O BNDS apresentou um projeto que não levava em conta um terreno desnivelado. Assim, precisou haver algumas readequações ao projeto original. Com essa mudança, precisou reajustar o valor orçado na obra inicial, acrescentando 25% do valor inicial.

 Thales Lima