Cotidiano

1ª ExpoBúfalo acontece na última semana de maio





 

Exposição pretende ressaltar a potencialidade e a importância da criação do búfalo para a economia do Amapá.

 

A localidade do baixo Araguari, na região dos Lagos, no município de Pracuúba e no Vale do Jari concentra-se, hoje, a maior criação de bubalinos do Amapá. Atualmente, são 150 produtores de búfalos das mais variadas espécies, entre elas, jafarabadi, mediterrâneo, murrah e carabao, todas geneticamente modificadas. Das 300 mil cabeças de gado no Amapá, 270 mil são de bubalinos, sendo considerado o estado com o segundo maior rebanho do país.

Como reforço no desenvolvimento da pecuária no estado, o Governo do Estado do Amapá confirmou a realização da 1ª ExpoBúfalo, evento que busca ressaltar a potencialidade e a importância da criação do búfalo para a economia do Amapá. O evento passa a integrar o circuito TecnoAgro Amapá e ocorrerá nos dias 30 de maio a 2 de junho, no Parque de exposições da Fazendinha.

O evento foi anunciado na mesma semana em que o Amapá ganhou o reconhecimento Internacional na 86ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorreu em Paris, França, pelo esforço na erradicação da aftosa. Porém, desde de 2017, com a assinatura da Instrução Normativa, o Estado do Amapá foi reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como um estado livre da febre aftosa em rebanhos de bovinos e bubalinos.

Durante os quatros dias de evento serão ofertadas palestras, seminários, mesas redondas, duas oficinas, uma sobre corte de carne e outra sobre o uso do leite. O exposição também focará em quatro pontos específicos da criação bubalina: sanidade animal, genética, alimentação e mercado

Outro ponto importante do evento será o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Búfalos (Promebul), que pretende incentivar os produtores a melhorarem, geneticamente, a criação bubalina através de estudos e pesquisas.

O Promebul partiu de uma iniciativa que vem sendo desenvolvida na região do Marajó (PA). Com resultados satisfatórios, a região paraense conseguiu realizar 200 inseminações com sêmens de animais selecionados em fêmeas em 2017, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Pará. Os mesmos resultados pretende-se criar no Amapá, garantindo uma maior qualidade no rebanho.

A exposição contribuirá para atrair mais investimentos no setor e no desenvolvimento local, além, de agregar pontos positivos na economia e ao Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Circuito TecnoAgro Amapá

O circuito TecnoAgro Amapá é uma política pública do Governo do Estado. Consiste em um conjunto de eventos que busca fortalecer as atividades econômicas regionais tendo como base a agropecuária, gerando oportunidades de negócios com a abertura para novos investimentos e a consolidação dos já existentes. Busca, também, aliar a amostra de conhecimento, tecnologia, modelos e sistemas que envolva boas práticas de aproveitamento dos recursos naturais e de baixo impacto ambiental.

É composto por sete eventos que irão acontecer neste ano: Agropesc, no município de Amapá; Expointernorte, em Oiapoque; ExpoVale, em Laranjal do Jari; ExpoFruta, em Porto Grande; Expomandioca, em Ferreira Gomes e ExpoBúfalo e Expofeira, em Macapá.

Seleção de Comerciantes

Nesta sexta-feira, 25, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) estará recebendo em sua sede, na Rua Leopoldo Machado, no bairro do Trem, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, as inscrições para o processo de seleção de artesãos e outros empreendedores interessados em comercializar na 1ª ExpoBúfalo do Amapá.

Serão 80 vagas, sendo 50 destinadas a vendedores de iguarias e bebidas e as outras 30 serão preenchidas por artesãos e empreendedores de economia solidária. Como critério de participação buscam ser comercializados produtos derivados do búfalo.

Aos comerciantes de bebidas e iguarias será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 100. Já os artesãos e empreendedores de economia solidária estão isentos. O valor arrecadado com as inscrições será aplicado na manutenção do Parque de Exposições da Fazendinha.

Thales Lima