Cotidiano

Ação Global oferecerá mais de 70 serviços em Macapá





 

Ação acontecerá neste fim de semana e ofertará serviços para áreas de saúde, cultura, assistência social, lazer, apoio jurídico e outros. Evento será realizado na Zona Norte da capital.

 

Neste sábado (26), acontecerá a 25ª Ação Global no Amapá, cujo objetivo é promover ação de cidadania. O evento será realizado no bairro Jardim Felicidade 2, Zona Norte de Macapá. Neste ano serão ofertados à comunidade mais de 70 serviços nas áreas de saúde, cultura, assistência social, lazer, apoio jurídico, entre outros. São esperadas mais de 28 mil pessoas.

Este ano os atendimento foram setorizado e ocorrerão em lugares diferentes no bairro. Na Escola Maria Merian vão ser concentrados os atendimentos de saúde; no Projeto Minha Gente vão ser realizadas ações educativas e o casamento comunitário; na Escola Maria do Carmo os atendimentos vão ser voltados à cidadania e lazer; e na praça do bairro serão desenvolvidas mais atividades esportivas e de lazer. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 17h.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) estará com suas unidades móveis oferecendo gratuitamente capacitações profissionais. Haverá mais de 40 atividades educacionais que envolverá crianças e adultos. A ação ainda contará com outras 30 atividades culturais, entre elas haverá intervenções artísticas de contações de histórias, apresentações de grupos musicais, de dança e voz de violão, além de aulão de zumba e oficinas de jazz e danças urbanas.

"Queremos abranger o maior número de pessoas que estejam interessados em qualificação acadêmica e no mercado de trabalho", ressaltou Sandra Duarte, coordenadora do setor de educação da Ação Global no Amapá em entrevista ao portal de notícia G1.

A iniciativa é do Sesi, em parceria com a Rede Globo.

Ano Anterior

Em 2017, a ação superou a expectativa atendendo mais de 60 mil pessoas. E contou com 260 contribuintes e 1,6 mil pessoas trabalharam voluntariamente.

O evento, diferente desde ano, ocorreu no bairro do Trem, zona sul de Macapá, concentrando-se seu atendimento na sede do Sesi e na Escola Estadual Irmã Santina Rioli. As programações esportivas e culturais aconteceram na Praça nossa Senhora da Conceição.

Foram ofertados ofertadas consultas médicas e odontológicas, de doadores de medula óssea, captação de doadoras de leite humano, orientação para produção de medicamentos naturais a partir de plantas, realização do exame de próstata e outros.

Ainda foi realizado serviço de cidadania, como emissão de documentos em primeira e segunda vias, como RG, cartão do SUS, certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho para brasileiros e estrangeiros e CPF. Um casamento comunitário com 60 casais também foi realizado na ação.

Thales Lima