Polícia

Em janeiro, Amapá teve redução de quase 30% no número de mortes violentas





Foram 33 casos em 2020, enquanto que em 2021 foram 24. PM atribuiu saldo à menor circulação de pessoas e ao aumento da fiscalizações nas ruas durante a pandemia.

O primeiro mês de 2021 apresentou queda de 27% no número de casos de mortes violentas no Amapá no comparativo com janeiro de 2020. Para a Polícia Militar (PM), o saldo é resultado do reforço na fiscalização com equipes nas ruas e ainda reflexo da pandemia da Covid-19. 

Os números da PM revelam que a maior parte dos casos se concentra na capital, Macapá, e em Santana. No segundo maior município do estado, o motorista de aplicativo Algerri Alves da Silva, de 23 anos, foi assassinado no dia 17 de janeiro. Na época, a Polícia Civil apurou indícios de que o crime ocorreu por engano.  

Em números absolutos, janeiro deste ano apresentou 24 registros, entre eles 19 homicídios, 2 lesões corporais seguidas de morte e 3 latrocínios.

O tenente Josiagab Oliveira, porta-voz da PM do Amapá, descreveu que o menor índice está relacionado ao período de pandemia em que há menos pessoas circulando nas ruas, somado ao serviço de fiscalização feito pelos órgãos de segurança. 

"Nesse período aumentamos nosso efetivo porque a polícia militar é uma das instituições responsáveis por fazer a fiscalização dos decretos. Diariamente nós montamos operações principalmente no período noturno para fazer fiscalização e consequentemente tem mais policiais nas ruas. Aliado a isso, a redução de pessoas circulando nas vias tende a diminuir os índices criminais", explicou tenente. 

O mesmo período do ano passado apresentou quase 30% a mais de casos, a maioria homicídios (31). Em 2020, no entanto, o primeiro mês do ano não registrou latrocínios.

Foram registrados 12 homicídios a menos, mas o número de morte decorrente de lesão corporal se manteve. Já os números relacionados a latrocínio subiram, ano passado não houve nenhuma ocorrência enquanto que neste ano foram registrados 3 casos. 

Mortes violentas são crimes ocasionados por fatores externos mediante violência. A polícia considerou a redução dos casos um resultado positivo e explicou como pretende manter os índices em queda. 

"O foco agora é manter e cada vez reduzir mais. Nós analisamos muito os dados estatísticos e também o Mapa da Violência onde consta os índices de criminalidade. Onde percebemos que [a violência] está alta, nós direcionamos o policiamento para baixar esse índice", disse Josiagab. 

Mortes violentas em janeiro

  2020 2021
Homicídio 31 19
Feminicídio 0 0
Latrocínio 0 3
Morte decorrente de lesão corporal 2 2
Total 33 24

Fonte: G1 Amapá com informações da Rede Amazônica