Cotidiano

Feriado modifica horário de funcionamento do comércio e dos serviços públicos em Macapá





 

Além do feriado do dia 31, Corpus Christi, Governo do Estado decretou ponto facultativo no dia 1º de junho, sexta feira.

 

O Corpus Christi é um evento baseado em tradições católicas que celebra a Eucaristia, segundo as tradições cristãs representa a morte e ressurreição de Cristo e é lembrado toda quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Procissões e celebrações em igrejas são comuns nesse dia do ano, assim como as ornamentações nas ruas com desenhos religiosos.

Nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, o comércio e os serviços públicos criam horários específicos para funcionamento. De acordo com a Federação das Indústrias de Bens, Comércio e Serviços (Fecomércio-AP), somente na capital o funcionamento do comércio será diferenciado.

As lojas dos segmentos de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, representantes comerciais e o comércio atacadista de gêneros alimentícios funcionarão de 08h às 13h.

Já as lojas de calçados, móveis e eletrodomésticos, além de lojas de escritório e papelaria abrirão de 08h às 18h.

Os supermercados abrirão normalmente no feriado, funcionando das 07h às 22h, e poderá sofrer alteração conforme administração de cada loja.  

Nos shoppings centers as lojas irão funcionar de 12h às 22h, podendo haver mudança conforme os estabelecimentos.

Os segmentos de varejo de produtos farmacêuticos não têm horário específico de funcionamento, pois possuem atividade de interesse público e, desta forma, não há restrição para o funcionamento.

Além disso, agências bancárias não funcionarão nesta quinta-feira, retornando suas atividades somente no dia 1º de junho.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), no feriado a capital contará com 70% da frota dos ônibus e será cobrado o valor da tarifa social de R$1,65. Os órgãos do Governo do Amapá não funcionarão nesta quinta-feira

Ponto facultativo estadual

O Governo do Estado decretou ponto facultativo nas repartições da administração direta e indireta na sexta-feira, 1º de junho, com justificativa de economia de combustíveis. O expediente normal volta somente na segunda-feira, 4.

Redação