Cotidiano

Campanha busca incentivar a preservação do meio ambiente no Amapá





 

A ação vai propor o “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas” em supermercados e ruas da capital.

 

Desde do dia 02 até o dia 09 de junho acontece o “Junho Verde”, campanha que contará com diversas atividades e busca divulgar e conscientizar os amapaense quanto a importância da preservação e melhoria do meio ambiente, por meio da discussão, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental no Estado.

A iniciativa da campanha é do Governo do Estado e busca marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. É coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e instituído pelo decreto Nº. 2047.

O público-alvo do evento são profissionais dos órgãos da administração direta e indireta, acadêmicos dos cursos de engenharia florestal, ambiental, administração, direito e sociedade civil, com direito a certificado ao fim de cada evento. Este ano, a programação terá torneios esportivos, palestras educativas, passeio ciclístico, coletas de lixo e ações de conscientização ambiental.

No dia 02 e 03 de junho haverá a etapa Vôlei Verde no complexo do Araxá e o I Torneio de Futlama Junho Verde #AcabeComAPoluiçãoPlástica ao lado do Trapiche Eliezer Levy, dando início a programação.

No dia 04 de junho no auditório da Sema acontece a abertura oficial da programação do 'Junho Verde', com o lançamento da campanha: “Servidor consciente traz sua caneca ou garrafa de casa”; lançamento do marco inicial para elaboração da lei estadual que irá proibir a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais do Amapá e o lançamento do concurso: A melhor Ideia de reciclagem de Garrafas PET.

Do dia 05 ao dia 08 a campanha estará realizando palestras em escolas e intervenções educativas em supermercados e na rua propondo o “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”, incentivando os consumidores e comerciários a não utilizar o material, trocando por sacolas retornáveis que serão distribuídas gratuitamente nos sinais de trânsito e postos montados nos principais supermercados da cidade. Nesses dias também estarão realizando coletas de resíduos sólidos nas APAs da Fazendinha e do Curiaú.

O encerramento da Ação no dia 09 de junho contará com o 1º Passeio Ciclístico Ecológico Junho Verde 2018 com a concentração às 8h no complexo do Araxá.

Produção de Lixo

O Brasil produz hoje 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Parte desse lixo, 31,9%, poderia ser reciclado e transformado em dinheiro. Hoje, só 3% dos resíduos sólidos são reciclados no país.

De acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, R$ 8 bilhões são perdidos por ano no país com resíduo sólido que deveria ser reciclado. Por dia, o brasileiro produz, em média, um quilo de lixo. Mais de 90% dos resíduos gerados no Brasil são dispostos no solo e sem aproveitamento nenhum.

Redação