Saúde

Estado do Amapá conclui varredura vacinal contra o sarampo





Desde o dia 18 de janeiro deste ano o Estado do Amapá intensificou as ações contra o sarampo, instituindo uma varredura vacinal de casa em casa nos sete municípios (Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande e Oiapoque) que tinham casos ativos da doença ou estão em área de fronteira.

A varredura chegou foi encerrada nesta quarta-feira, 24, e, embora os números totais ainda estejam sendo contabilizados, a avaliação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) é que a ação foi a mais importante e exitosa contra o sarampo desde que a doença voltou a ser preocupação no país e no Amapá. Até sábado, dia 20, o Estado tinha vacinado 28.345 contra o sarampo e aplicado 17.012 doses de diversas vacinas para crianças. 

O quadro inicial era de que, apesar da disponibilização das vacinas, da divulgação e chamamento das famílias para irem até os locais de vacinação, a adesão era extremamente baixa. Então, a SVS estabeleceu a parceria com a Organização Pan-americana de Saúde, nos sete municípios mais afetados e áreas de fronteiras, que enviou equipes nas residências para fazer a vacinação.

Além disso, as equipes também aproveitaram a oportunidade para atualizar as cadernetas de vacinação das crianças. 

"A gente já sabe que o resultado da vacinação contra o sarampo foi extremamente positivo, esse é um ponto. Outra coisa que a varredura vacinal trouxe de positivo para o Estado do Amapá é de que a ação resgatou de todas as outras vacinas para as crianças menores de 5 anos",declarou João Farias, técnico do setor de doenças transmissíveis da SVS. 

Novos casos

Este ano foram registrados 135 novos casos no Amapá, sendo que boa parte desses casos só foram possíveis diagnosticar através da varredura. Quando os profissionais de saúde chegavam nas residências percebiam sintomas compatíveis e submetiam os enfermos à exames.

As equipes de trabalhadores foram devidamente treinadas a perceberem sintomas da doença, o que depois era complementado pela investigação epidemiológica e laboratorial.

Sala de situação 

A varredura em si chegou ao final, entretanto, uma sala situação sobre o sarampo, ou seja, um comitê permanente de técnicos e especialistas, irá seguir acompanhando a evolução do quadro da doença no Amapá, não apenas nos sete municípios elencados para a varredura, como também em todo o Estado.

Fonte: Portal Governo do Amapá