Economia

R$ 15 milhões devem movimentar comércio dia 12 de junho





 

Segundo a Fecomércio Amapá, a data envolverá 55% dos consumidores macapaenses

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio-AP) divulgou nesta quinta-feira, 7, a Pesquisa de Intenção de Compras para a data. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Amapá (IPDC), responsável pela pesquisa, constatou que o comércio deverá movimentar R$ 15 milhões, em 2018. O Dia dos Namorados é uma das mais importantes datas comemorativas para os lojistas.

Segundo a Fecomércio Amapá, a data envolverá 55% dos consumidores macapaenses. Em comparação ao ano passado, 33% pretende gastar mais. Os homens continuam sendo os maiores consumidores com 60%, enquanto o público feminino representa 40%. A média dos presentes deste ano é de R$ 117,00, R$11,00 a mais comparado a 2016.

As lojas do centro comercial cresceram 8% na intenção de compra em relação ao ano passado. Este ano, elas estão empatadas com shoppings centers com 43%. Em 2016, os shoppings lideraram, pela primeira vez, a lista de locais de compra preferidos pelos consumidores (44%), segundo Pesquisa de Intenção de Compras realizada pelo IPDC. Lojas de bairros e lojas de departamento correspondem a 6% da procura. As compras em Supermercados, Internet e outros somam 4%.

Entre os consumidores que vão às compras, os artigos de perfumaria e cosméticos aparecem em primeiro lugar na preferência (23%), seguido de vestuário (17%); joias e relógios (15%); calçados/cintos/carteira (11%); flores (6%) e bombons e chocolates com 8%. Outros produtos que apareceram com menor destaque no levantamento foram os celulares, livros e cesta de café e cesta romântica (4%); lingerie e material esportivo, com 3% de intenção.

Quando perguntados sobre a possibilidade de realização de algum evento especial para o Dia dos Namorados, 54% dos entrevistados respondeu positivamente. Os principais eventos são almoço ou jantar fora (53%), almoço ou jantar especial em casa (16%), cinema (11%), passeios em shoppings (7%)  e almoço ou jantar especial em casa (18%).

Entre aqueles que não irão às compras no Dia dos Namorados, os principais motivos alegados são: estar solteiro (69%); não costuma presentear ou comemorar a data (13%); falta de dinheiro (8%) e irá poupar (5%).

Em relação à modalidade de pagamento, as compras à vista no dinheiro ficaram em primeiro lugar de intenções, sendo a resposta de 68% dos consumidores. Outros 30% apontaram o pagamento no cartão de crédito ou parcelado como forma de pagamento. Em terceiro lugar ficou a opção de pagamento no carnê ou boleto (2%).

O costume de comprar o presente na véspera da data será mantido: 44% dos entrevistados pretendem realizar as compras no sábado que antecede a data. Para outros 17 %, a preferência é fazer a aquisição dos produtos na sexta feira. Há também consumidores que já compraram o presente (2%).

 Redação