Saúde

'Boom' de casos de Covid-19 não é culpa só de novas variantes, diz SBIm





Aglomerações ajudam na escalada da pandemia no Brasil, que ainda levará meses para ter mais doses de vacinas

A culpa dos recordes diários de casos e mortes por Covid-19 no Brasil não pode ser colocada apenas nas variantes do coronavírus que circulam no país, mas também "um comportamento de aglomeração". É o que afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (3).

"Não é só a nova variante responsável pelo 'boom' de casos, temos um comportamento de aglomeração e parece que essa gravidade toda não é vista. Talvez a pessoa só vai entender a gravidade quando precisar de um leito para si ou alguém da família e não encontrar. Todos os estados estão com sua rede muito comprometida, e a tendência é piorar. As pessoas infelizmente não estão colaborando", lamenta.

Ele ressalta que, apesar dos acordos firmados pelo governo para compras de vacinas, ainda vai demorar para o país ter uma quantidade suficiente de doses para imunizar em massa.

"Só nos grupos prioritários são 160 milhões de doses, no ritmo que estamos está muito lento. Tudo isso vai levar um tempo. Quanto mais cedo vacinarmos o maior número de pessoas, teremos condições de modificar o esgotamento da rede de saúde".

A solução nos próximos meses é se proteger. "A vacina que a gente tem é uso de máscara, lavagem de mãos, manter distanciamento social e evitar aglomeração, isso salva vidas. Enquanto não tem vacina para todo mundo, temos de fazer isso".

Fonte: CNN Brasil - Guilherme Venaglia