Cotidiano

“PATRULHA DA COPA” garantirá policiamento nos 16 municípios do Amapá





 

A operação vai atuar nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, duran­te a chegada e dispersão dos torcedores nos locais de aglo­meração.

 

A “Patrulha da Copa”, operada pela Polícia Militar do Amapá (PM/AP), realizará um es­quema especial de policia­mento nos 16 municípios do estado, durante os dias de transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rús­sia. Os jogos do Brasil na primeira fase serão realiza­dos nos dias: 17 de junho (domingo), às 15h; 22 de junho (sexta-feira), às 9h e 27 de junho (quarta-feira), às 15h.

A operação concentrará, ainda, guarnições do poli­ciamento ordinário em praças, bares e outros lo­cais de grande aglomera­ção, durante a chegada e dispersão dos torcedores, com o intuito de garantir a manutenção da ordem pública, segundo o co­mandante-geral da PM, coronel Rodolfo Pereira.

“Sabemos que é uma ce­lebração, mas que existem alguns fatores, como o uso abusivo de álcool, que po­dem levar a situações con­flitantes. É uma medida preventiva para garantir a segurança dos torcedores que saem de casa para reunir a família e amigos em locais abertos. É bom lembrar que outras ações, como as fiscalizações no trânsito, também serão re­forçadas”, anunciou Ro­dolfo Pereira.

Nesta semana, o Gover­no do Estado do Amapá (GEA) realizou a Operação “Copa do Mundo”. Fiscais do Instituto de Pesos e Me­didas (Ipem/AP) percorre­ram estabelecimentos co­mercias dos municípios de Macapá e Santana, de se­gunda a sexta-feira. O ob­jetivo era verificar se pro­dutos eletrodomésticos e eletrônicos possuíam certi­ficação do Instituto Nacio­nal de Metrologia, Qualida­de e Tecnologia (Inmetro). Refrigeradores, televisores, fogões e churrasqueiras elétricas foram alguns dos produtos fiscalizados du­rante a operação.

“Estamos verificando se os produtos passaram pela avaliação de confor­midade, que é um proces­so realizado pelo Inmetro que aprova o produto para a comercialização”, informou Simon Silva, ge­rente do Núcleo de Ges­tão de Qualidade do Ipem/AP. Ele explicou que o Ipem/AP escolheu esse período para fazer a fisca­lização, devido à aproxi­mação da Copa do Mun­do, que provoca o aumento na procura de produtos dessa natureza.

“Queremos garantir que o consumidor leve para casa um produto de quali­dade. Ainda mais agora que as famílias estão se programando para assistir aos jogos e aproveitam para comprar televisão nova ou churrasqueira para reunir os amigos em casa”, observou Silva.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) tam­bém realizou, nesta sema­na, fiscalização em shop­pings e lojas do centro comercial. Durante as ativi­dades, em cerca de 70 es­tabelecimentos, observou­-se os possíveis preços abusivos, a entrega de nota fiscal aos consumido­res e a presença do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos.

“Dividimos a ação em duas partes, porque os itens juninos e de Copa do Mundo estão mais próxi­mos, muitas vezes, vendi­dos nos mesmo estabele­cimentos”, explicou Kléber Duarte, fiscal do Procon.

Após a fiscalização, o Procon deverá sistematizar as informações coletadas nas visitas e agendar um retorno de caráter repres­sivo, nos casos de irregula­ridades Em relação a Ope­ração “Copa do Mundo”, o estabelecimento, onde foi constatada a comercializa­ção de produtos com irre­gularidades, foi autuado e penalizado de acordo com a infração.

Redação