Cotidiano

Antaq promoverá leilão para arrendamento da área do Porto de Santana





 

Segundo o edital, haverá arrendamento de área e infraestrutura pública para movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal, especialmente cavaco de madeira. Leilão deverá ocorrer em setembro.

 

Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) tornou público o Edital de Licitação, na modalidade Leilão, para o Porto de Santos, localizado em São Paulo, e o Porto de Santana, no Amapá.

Segundo o Edital n°.04/2018-ANTAQ, no Porto de Santana haverá arrendamento de área e infraestrutura pública para movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal, especialmente cavaco de madeira. No Porto de Santos haverá arrendamento de área e infraestrutura pública para movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis.

A Antaq informou que o prazo para solicitação de esclarecimento sobre o processo relacionados aos Porto de Santana e Porto de Santos é de 13 a 31 de agosto. Os editais e anexos podem ser encontrados no site da Antaq ou na sede da agência (SEPN, Quadra 514, Conjunto “E”, Edifício ANTAQ, Asa Norte – Brasília/DF). 

Em entrevista exclusiva à Reuters, Diogo Piloni, diretor da área de portos do Programa de Parcerias de Investimentos, disse que apenas no primeiro semestre deste ano a intenção era realizar seis leilões de terminais portuários.  A ação tem como objetivo alavancar investimentos de mais de 500 milhões de reais para a economia brasileira.

O primeiro foi realizado no dia 6 de abril, no porto Miramar (PA), em Belém, e contemplou três terminais de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha, como é conhecido popularmente. Eles, em 20 anos, demandarão cerca de 170 milhões de reais para os vencedores, sendo a maior parte dos investimentos concentrados nos três primeiros anos de contrato, segundo Piloni.

Porto de Santana

Segundo o site da Companhia Docas de Santana, a construção do Porto de Santana (antigo Porto de Macapá) foi iniciada em 1980, com a finalidade original de atender à movimentação de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amapá e para a Ilha de Marajó. Todavia, pela sua posição geográfica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação, permitindo conexão com portos de outros continentes, além da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e União Europeia, servindo como porta de entrada e saída da região amazônica.

A inauguração oficial das instalações ocorreu em 6 de maio de 1982. A partir de 14 de dezembro de 2002, através do Convênio de Delegação nº 009/02 do Ministério dos Transportes e a Prefeitura de Santana, com a interveniência da Companhia Docas do Pará, foi criada a Companhia Docas de Santana, empresa pública de direito privado para exercer a função de Autoridade Portuária.

Redação