Economia

Pagamento do 13º salário de servidores públicos movimenta comércio





 

Os lojistas comemoraram pois esperam aumentar as vendas dos estoques com adereços de verde amarelo para os jogos da seleção brasileira e com materiais utilizados por brincantes de festas juninas.

 

Como já havia anunciado no início do mês, o Governo do Amapá antecipou 50% do 13º salário do funcionalismo público estadual nesta quarta-feira, 20. Com o pagamento o governo pretende injetar na economia local em torno de R$ 84 milhões, aquecendo, principalmente, o comércio local devido ao período de festa junina, Copa do Mundo e férias.

Com o anúncio de pagamento, os lojistas comemoraram pois esperam aumentar as vendas dos estoques com adereços de verde amarelo para os jogos da seleção brasileira e com materiais utilizados por brincantes de festas juninas.

O empresário José Luiz Farias, 51 anos, proprietário de um dos estabelecimentos mais antigos do Centro de Macapá, há 35 anos trabalha com produtos de armarinhos e de festas, como carnaval, festa junina, natal, e a cada quatro anos, aproveita o período para renovar o estoque com acessórios da Copa do Mundo. “É um dinheiro que não estávamos esperando. Pois, contamos mais com a época de pagamento no final do mês. É bom para a população e, ajuda a movimentar as vendas no comércio”, avaliou José Luiz.

Em abril de 2018, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou crescimento de 1% nas vendas do comércio varejista, sendo que na região Norte, quatro estados tiveram queda nas vendas, mas, o Amapá apresentou dados positivos.

Entre os três que apresentaram aumento, o Amapá indicou um crescimento de 1,2% nas vendas de abril, Rondônia mostrou 2,8% e o Pará 0,1%. Os outros estados da Amazônia apresentaram baixa, no Amazonas houve uma queda de 8,5%, Roraima 3,8%, Acre 3,6% e Tocantins 0,2%.

13º salário

O adiantamento do 13º salário correspondem a servidores efetivos estaduais, federais cedidos ao Estado, cargos comissionados, contratos administrativos e trabalhadores da Unidade Descentralizada de Execução (UDE).

Anteriormente, o pagamento do benefício era realizado no último mês do ano, de forma integral. Segundo o governador, a ação é resultado de um esforço do governo do Estado, que tem conseguido equilibrar as contas públicas, honrar com o compromisso de manter os salários dos servidores, décimo terceiro e serviços públicos. E, ainda, ampliar direitos e serviços públicos, com segurança, transparência, diálogo, e responsabilidade fiscal. A outra parcela deverá ser efetivada no próximo semestre, como prevê a legislação.

No próximo mês de julho, Waldez Góes disse que irá honrar com as férias dos professores da rede pública de ensino do Estado. E, no mês de dezembro, honrará com os demais 50% do 13° salário dos servidores estaduais.

“A crise não está sanada, mas está controlada. Graças a muito planejamento e empenho do governo, prezando pelos direitos e bem-estar da nossa gente, pelo desenvolvimento do Amapá. O cenário ainda é desafiador, mas nós temos o compromisso de não recuar e, sim de continuar com os investimentos e avanços na medida em que for possível fazer, com pés no chão e seriedade”, ressaltou Góes. Estima-se que R$ 270 milhões circulem no Estado em apenas 20 dias.

O Amapá é um dos poucos estados que têm conseguido pagar os salários em dia e já garantiu o depósito da primeira parcela do 13º em junho. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), até o momento, além do Amapá, somente o Pará, Paraná e Goiás, declararam que irão antecipar a metade do 13º salário.

Outros pagamentos

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) anunciaram no início do mês que o pagamento do benefício do programa Renda para Viver Melhor, referente ao mês de maio, estará disponível para saque. Foi feito também, o pagamento da terceira parcela do acordo com os beneficiários e ex-beneficiários do programa Renda para Viver Melhor.

Outro pagamento liberado esse mês foi o pagamento do Programa Amapá Jovem, referente aos meses de março e abril.

 Redação