Saúde

GEA apresenta as formas de tratamento que serão ofertadas pelo Hospital do Câncer





 

O objetivo da apresentação sobre o trabalho que vem sendo feito e o quanto deve melhorar com a instalação do Hospital do Câncer de Barretos prevista para ser entregue até o fim de 2018.

 

O Governo do Estado do Amapá (GEA) apresentou nesta segunda-feira, 25, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), a atual formulação para tratamento da oncologia pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A divulgação na forma de tratamento é a poucos meses da instalação da Unidade Fixa de Prevenção e Diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos (HCB). As obras do hospital já chegaram na segunda etapa.

O objetivo da apresentação foi explanar aos deputados e à sociedade em geral o trabalho que vem sendo feito e o quanto deve melhorar com a instalação do HCB prevista para até o fim de 2018.

Gastão Calandrini, secretário responsável pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), frisou os desafios e a perspectiva do Executivo para reunir esforços no sentido de buscar melhorias no atendimento oncológico e dar ao usuário o diagnóstico precoce, tratamento e uma nova reformulação na assistência especializada.

"Nossa Unacon tem cerca de 4,5 mil usuários cadastrados que hoje fazem uso do serviço mantido pelo Estado. Temos dificuldades de dar uma melhor assistência a esses pacientes devido a tabela oncológica para tratamento pelo Sistema Único de Saúde não ser reajustada desde 2002, o que acaba onerando o Estado. Mesmo assim, com as contrapartidas, temos reunido esforços para prestar o atendimento, mesmo que pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio", explicou Calandrini.

Desde de 2015, o Governo do Estado vem estabelecendo laços através de visitas técnicas com a unidade de tratamento de câncer em Barretos, São Paulo. Quando a Unidade de Prevenção no amapá estiver pronta, no caso de um diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para tratamento na Unacon.

Hospital do Câncer

As obras da Unidade Fixa de Prevenção e Diagnóstico do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) entraram na segunda etapa, que consiste na montagem de estrutura metálica e das lages de cobertura. Agora, serão feitas as instalações hidráulicas para o sistema de água e esgoto. As estruturas metálicas são do prédio onde funcionará a unidade e da área onde ficará estacionada a carreta de diagnóstico itinerante.

Iniciadas em dezembro de 2017, as obras já chegaram a 35% dos serviços executados. Na primeira etapa, foram feitas as fundações da estrutura, como escavações, concretagem e instalação de ferragens. No terreno concedido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para a construção da Unidade Fixa foram feitos serviços de terraplanagem e limpeza. O GEA disponibilizou, ainda, a infraestrutura completa para o local com energia, água e sistema de esgoto.

O HCB está sendo construído Rodovia Norte/Sul, zona norte de Macapá. A previsão de entrega da unidade, toda equipada, é para janeiro de 2019.

Com o sistema de atendimento contra o câncer completo - a Unidade de Prevenção de Barretos, a nova Unacon e o tratamento de radioterapia -, além de vidas salvas, os custos com o Programa Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) serão reduzidos significativamente.

Redação