Política

Eleições 2018: TRE alerta para prazos a serem cumpridos até dia 30





 

É o dia para pré-candidatos que são apresentadores ou comentaristas de emissoras de rádio e TV se afastarem dos programas que participam.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), vem alertando sistematicamente as principais datas a serem cumpridas dentro do calendário eleitoral das eleições 2018, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste mês, a Justiça Eleitoral chama a atenção para a data de 30 de junho (sábado).

Conforme o calendário, findam os prazos para as legendas informarem ao Tribunal Superior Eleitoral os critérios para a distribuição interna dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Criado em 2017, o fundo é distribuído para todos os partidos, e a proporção é de acordo com o número de parlamentares de cada legenda.

Também é o dia para pré-candidatos que são apresentadores ou comentaristas de emissoras de rádio e TV se afastarem dos programas que participam. 
A ideia é promover o equilíbrio da disputa, e evitar que profissionais da mídia tenham vantagens em relação a outros candidatos. Se a regra não for respeitada, a emissora pode ser multada e o candidato pode ter o registro cassado.

Crowdfunding

Novidade neste pleito, a Justiça Eleitoral explica como funciona a vaquinha eletrônica, ou ainda conhecida como financiamento coletivo.
As doações podem ser feitas por operação bancária que permita a identificação do CPF de quem doou. Você pode contribuir com, no máximo, 10% do rendimento bruto de 2017.

Votação

As eleições acontecem no dia 7 de outubro (domingo), no primeiro turno. E em caso de segundo turno, no dia 28 de outubro (domingo)

Redação