Cotidiano

CNH Digital: Amapá é o estado com menor número de emissões





 

Versão digital ainda não foi aderido por todos os motoristas. Em todo o Brasil, apenas 220 documentos foram emitidos desde o seu lançamento.

 

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda não foi aderida de forma integral pelos motoristas no Brasil. Lançada há 9 meses, apenas 220 mil documentos foram emitidos neste período. De acordo com a reportagem publicada pela Folha de São Paulo, apenas 0,4% dos condutores brasileiros conseguiram a adesão.

Entre os estados, o Amapá foi o que apresentou o menor número de emissões, com apenas 219 documentos. Em seguida aparece o estado do Piauí com 354 condutores que possuem a CNH Digital. Em contrapartida, São Paulo foi o estado que mais teve adesão da CNH, com 45.302 condutores. Em seguida aparece Rio Grande do Sul, com 44.672 adesões.

Na maioria dos estados a CNH Digital é gratuita, já que é uma versão para celular da habilitação já emitida em papel, no entanto, alguns estados decidiram cobrar pelo serviço. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cada Detran deve realizar a cobrança de forma autônoma, sem intervenção federal.

Para utilizar a CNH digital, é preciso ter o documento original com um QR Code, que começou a ser emitido em maio do ano passado. Quem ainda não possui o código, deve solicitar uma segunda via, emitida mediante pagamento.

“Mas caso isso demore um pouco, não há com o que se preocupar, pois a versão de papel continua válida. Para gerar a CNH digital é preciso fazer o escaneamento do QR Code no app oficial, disponível para Android e iOS”, explicou o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel.

Com a emissão da nova carteira, os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório, tanto impresso quanto em formato digital, no smartphone. “Com isso, quem esquece a CNH impressa poderá apresentar o documento digital no aparelho celular”, destacou o diretor.

Passo a Passo

Para ter acesso à CNH digital, o condutor deve realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Depois, o motorista precisa ir a um posto do Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário do cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.

Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida, o motorista deverá fazer o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital. Em seguida, o motorista pode baixar o aplicativo da CNH digital, disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android ou na iTunes para sistema iOS.

Após isso, basta fazer o login com a senha do portal e digitar o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a carteira digital. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH digital estará disponível offline.

Redação