Saúde

Saúde Precária: ambulância pega fogo na entrada do Hcal





(foto: Rodrigo Indinho)

 

 

Segundo especialistas em automóveis, falta de manutenção pode ter sido a causa do incêndio. No momento do incidente, ambulância estava sem pacientes.

 

Pacientes e funcionários do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) tiveram um susto ao presenciarem uma ambulância pegando fogo na entrada da unidade de saúde. O sinistro aconteceu na manhã de terça-feira (10) e danificou boa parte do veículo. As causas do incêndio estão sendo investigadas, mas a princípio a suspeita é que a ambulância tenha sofrido uma pane no motor ou no sistema elétrico.

De acordo com testemunhas, no momento em que as chamas começaram a pegar não havia pacientes ou funcionários no veículo. A equipe que atende no veículo estava se preparando para atender a demanda do dia. As chamas se alastraram e tomaram conta de boa parte do veículo, gerando bastante fumaça que acabou sendo levada para dentro do hospital. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio, que também irá apurar as causas do sinistro.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a fumaça ocasionada pelo incêndio não prejudicou os pacientes internados na unidade de saúde e também não afetou a estrutura do local. “O incêndio registrado numa ambulância provocou apenas danos materiais. Ninguém ficou ferido. No momento do ocorrido, não havia pacientes sendo transportados. A fumaça do incêndio não trouxe complicações para as pessoas que estavam fora da unidade e, nem para os pacientes internados”, diz um trecho.

Além disso, a secretaria enfatiza que a empresa responsável pela manutenção da ambulância já foi acionada para prestar informações sobre as causas do incêndio. “Enquanto isso a empresa irá disponibilizar uma nova ambulância reserva”.

O ocorrido assustou as pessoas que estavam próximas ao hospital. Uma acompanhante de paciente, que preferiu não se identificar, frisou as dificuldades que a população tem enfrentado na saúde pública do Estado.

“Nosso estado já não possui muitas ambulâncias e as poucas que ainda tem pegam fogo. É perceptível o sucateamento desses veículos, colocando em risco a vida da população”, ressalta a entrevistada.

A acompanhante ressalta ainda que, outros serviços da saúde estão precários. “Os hospitais vivem lotados, não há remédio, não há macas, não há materiais para procedimentos simples. O povo clama para que nossos políticos tenham uma atenção especial com a saúde oferecida para nós”, finaliza.

Nas redes sociais, muitas pessoas também se manifestaram sobre o sinistro ocorrido em frente ao HCal. Em uma postagem, o internauta diz que o incêndio é resultado de um descaso. “Um veículo só pega fogo por falta de manutenção. Não é acidente e sim imprudência e descaso”.

Falta de manutenção é a principal causa de incêndio em veículos

Especialistas em automóveis afirmam que a falta de manutenção preventiva pode ser responsável pela maioria dos incidentes em veículos. Segundo eles, automóveis sucateados são mais propícios a sofrerem algum tipo de incêndio.

“A maioria dos incêndios ocorrem em veículos com mais de 15 anos, aqueles em que as peças por onde o combustível percorre estão muito ressecadas. A própria vibração provoca o vazamento em mangueiras, tanques, bocais e conectores”, diz Denis Marum.

Redação