Polícia

Agentes da Força Nacional dará suporte em operação na fronteira





A ação mobilizará cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e da Força Nacional. O objetivo da operação é reforçar pontos estratégicos da fronteira em nove estados.

 

Oiapoque, fronteira com a Guiana Francesa, será o ponto escolhido no Amapá para a execução da Operação Fronteira Segura, anunciada pelo Ministério da Segurança Pública (MSP) nesta quinta-feira, 19. A ação mobilizará cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e da Força Nacional. O objetivo da operação é reforçar pontos estratégicos da fronteira em nove estados.

O reforço na fronteira terá foco principal no combate ao tráfico de drogas e de armas vindos de países da América do Sul, no caso do Amapá, pela Guiana Francesa.

Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão na lista de estados que receberão efetivos, inicialmente. Conforme necessidade operacional e planejamento da PF, a distribuição do efetivo será feita nos postos avançados de fronteira, tendo como base a cidade de Campo Grande (MS), onde será instalado o comando responsável pelo apoio operacional e administrativo. 

Além de Oiapoque, cidades como Tabatinga (AM), Epitaciolândia (AC), Guajará-Mirim (MS) ou Paraíso (SC) também receberão a operação. O suporte da Força Nacional à PF nos postos de fronteira será feito até o fim de novembro, prazo que pode ser prorrogado.

A informação foi divulgada pelo ministro Raul Jungmann, durante a abertura do Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de Mato Grosso do Sul, na capital do estado.

A Força Nacional já dava suporte à PF, desde 2017, nas fronteiras das cidade de Pacaraima (RR), Caarapó (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa entre União, estados e Distrito Federal criado para prestar apoio aos entes federativos contra o crime e a violência em qualquer ponto do país. Ela é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Segurança Pública (MSP), ao qual também é subordinada a Polícia Federal.

Fronteira francesa

No início desse mês, uma mega operação foi realizada na faixa de fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa, no extremo norte do Amapá. A operação denominada “Esforço Integral” tinha como objetivo implementar ações de controle da criminalidade e da violência, com foco no combate ao tráfico de drogas, contrabando de armas, homicídios, furtos, roubo e receptação de veículos roubados.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), duas pessoas foram presas em flagrante e outras seis conduzidas à delegacia para interrogatório. Foram apreendidos 115 pinos de cocaína, 78 porções de crack e 52 trouxas de maconha, mais R$ 27 mil e outros € 1,8 mil em espécie.

Carlos Souza, secretário da Sejusp, afirmou que os números foram positivos e a operação demonstrou o fortalecimento do trabalho conjunto entre as forças de segurança estadual e federal.

“Os números servem de parâmetros. Temos essa operação integrada como base para outras operações que ocorrerão a partir de um plano definido, estrategicamente. Já estávamos trabalhando com forças federais como a PF e, agora, ganhamos o reforço do Exército Brasileiro. É uma conquista onde quem ganha é o cidadão”, considerou Carlos Souza.

No total, 96 homens das forças de segurança foram empregados na operação que terminou à meia noite de domingo, 1º. A Operação Esforço Integrado foi deflagrada, simultaneamente, em 11 estados de fronteira do Brasil.

 Redação