Cultura

Festa de São Tiago tem expectativa de 60 mil pessoas





 

De acordo com prefeito de Mazagão, inauguração da ponte facilitou o acesso de visitantes ao evento. Somente em 2017 foram 50 mil pessoas prestigiar o ápice da festa, a batalha entre Mouros e Cristãos.

 

Nesta quarta-feira, 25, é comemorado o dia de São Tiago. No Amapá, desde 2012, a data configura Feriado Estadual, instituído pela Lei nº 1.696/2012- ALAP, de autoria da Deputada Marília Góes (PDT). Em 2018, a tradicional Festa de São Tiago, que acontece no município de Mazagão, completa 241 anos e a expectativa é que 60 mil pessoas acompanhem a programação.

A Festa de São Tiago, realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, é uma tradição oriunda do continente africano. Ela tem sua origem na lenda que conta o aparecimento do missionário Tiago como soldado anônimo que lutou historicamente contra os mouros. Desde a conquista das terras africanas, os lusitanos, católicos fervorosos, tentaram converter os mulçumanos ao cristianismo e a aceitar a fé em Cristo e o batismo de sua religião. Isso provocou descontentamento nos seguidores de Maomé que, mais tarde, declarariam guerra contra os cristãos que eram liderados, na época, por Tiago e Jorge.

O evento desta quarta-feira consiste na encenação de um espetáculo de fé, de base católica, que conta a história do guerreiro Tiago, que lutou ao lado do cristão, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

O público da festividade cresce a cada ano. “Antes da construção das pontes, a média de público era de 15 mil pessoas, o máximo que era possível passar nas balsas; já no ano passado, com as pontes, aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram a festa, e este ano a expectativa é de 60 mil pessoas”, disse prefeito Dudão em entrevista a um programa de rádio local.

“A Festa de São Tiago iniciou como um evento local, só de Mazagão Velho, mas depois se ampliou, passou a ser do município e depois do estado, tanto que o Dia de São Tiago, comemorado nesta quarta-feira, agora é feriado estadual”, continuou.

Para comemorar a data, a organização divulgou, no início do mês, uma extensa programação cultural e religiosa, que iniciou no dia 16 e vai até 28 de julho, na Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão. Novenas, missas, bailes e arraiais e a famosa encenação centenária da batalha entre mouros e cristãos fazem parte do evento.

“Conclamamos a população do Amapá para participar das festividades de São Tiago, que a cada ano vem recebendo um público cada vez maior. Esta quarta-feira é o ponto alto da festa, com a encenação da batalha dos Mouros e Cristãos e à noite teremos pela primeira vez no estado o padre-cantor Antônio Maria, que vem abençoar os fiéis e realizar um grande show para os presentes”, afirmou Dilson Borges, secretário de estado de Cultura (Secult).

De acordo com a Fecomércio Amapá, em razão da data, o funcionamento do comércio do Estado do Amapá será diferenciado de acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), de cada categoria, firmada entre os sindicatos patronais e laborais.

Da Redação