A inflação anual da Zona do Euro foi de 8,9% em julho, divulgou nesta 6ª feira (29.jul.2022) o Eurostats. Esse é o maior nível da história. Eis a íntegra do relatório (257 KB, em inglês).
A alta dos preços foi puxada por alimentos e bebidas (+9,8%) e energia (39,7%). Os preços são impactados pela guerra entre Ucrânia e Rússia, que afeta o mercado de combustíveis.
O BCE (Banco Central Europeu) subiu na semana passada a taxa básica de juros pela 1ª vez desde 2011. O percentual subiu de -0,5% para 0%. A alta dos juros nos países da Europa serve para controlar a inflação.
Dos 19 países da Zona do Euro, 4 registravam inflação acima do Brasil. O índice de preços brasileiro teve alta de 11,89% no acumulado de 12 meses até junho. As taxas da Estônia (22,7%), Letônia (21%), Lituânia (20,8%) e Eslováquia (12,8%) são superiores em um ano até julho.
As taxas mais baixas da Zona do Euro são da França (6,8%) e Malta (6,5%).
- Novas regras para envio de dinheiro ao exterior
Decreto publicado nesta sexta-feira (29) inclui remessas de câmbio partindo do Brasil em redução gradativa de alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras
Um decreto publicado nesta sexta-feira (29) por Jair Bolsonaro e sua equipe econômica revisou as regras para a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em remessas ao exterior.
Em nota, o Ministério da Economia disse que a medida busca equalizar a cobrança do imposto à legislação aplicável ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e trata do IOF nas operações de “câmbio relativas à transferência, ao exterior, de recursos em moeda nacional, mantidos em contas de depósito de não residentes no Brasil”, entre outras operações.
As novas regras também promovem a redução tributária do IOF nessas operações. A partir de janeiro, são 5,38% de IOF, que serão reduzidos gradativamente até 2028, quando chegam a zero.
O texto é mais uma das mudanças feitas pelo Ministério da Economia visando a entrada do Brasil na OCDE. Uma das obrigações que o Brasil tem de cumprir é de derrubar barreiras tributárias em operações de câmbio.
Fonte: Poder360