O Ibovespa caiu 0,37% nesta segunda-feira (10), aos 115.940,20 pontos, em meio à queda nos mercados do exterior após novas tensões entre Ucrânia e Rússia e medidas de restrição às exportações americanas para a China.
Já o dólar registrou queda de 0,42%, negociado a R$ 5,192, dando sequência a uma tendência de desvalorização recente na esteira do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras, na contramão do avanço da moeda norte-americana no exterior diante de temores globais de aperto monetário e escalada nas tensões geopolíticas.
O mercado também segue de olho nas campanhas para a disputa do segundo turno à Presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que será definida dia 30 de outubro.
Na última sessão, a moeda norte-americana à vista teve variação positiva de 0,07%, a R$ 5,2140.
A aversão global a riscos dos investidores, desencadeada por temores sobre uma possível desaceleração econômica generalizada devido a uma série de altas de juros pelo mundo para conter níveis recordes de inflação, tem variado de intensidade de acordo com as decisões do Fed e de outros bancos centrais do mundo.
Na sexta-feira (7), a taxa de desemprego dos EUA caiu para 3,5%, apontando para um mercado de trabalho aquecido e com demanda alta. Isso diminui as esperanças dos investidores em uma política menos agressiva do Fed sobre os juros norte-americanos, reforçando as apostas de uma nova alta expressiva em novembro, após o Fomc ter elevado os juros em 0,75 ponto percentual pela terceira vez consecutiva na última reunião.
Os juros maiores nos Estados Unidos atraem investimentos para a renda fixa do país devido a sua alta segurança, e favorecem o dólar, mas prejudicam os mercados e as bolsas ao redor do mundo, inclusive as norte-americanas.
A Rússia disparou mísseis de longo alcance contra cidades da Ucrânia durante horário de pico nesta segunda-feira (10) de manhã, matando civis e desligando infraestruturas de energia e calor, no que o presidente Vladimir Putin declarou ser uma vingança por ataques ucranianos, que incluíram a destruição de uma ponte que liga o território russo à Crimeia.
Os mísseis atingiram cruzamentos movimentados, parques e locais turísticos no centro de Kiev com uma intensidade nunca vista mesmo quando as forças russas tentaram capturar a capital no início da guerra.
Explosões também foram relatadas em Lviv, Ternopil e Zhytomyr no oeste da Ucrânia, Dnipro e Kremenchuk no centro da Ucrânia , Zaporizhzhia no sul e Kharkiv no leste.
O presidente russo Vladimir Putin fez um discurso televisionado no qual reivindicou os ataques contra “a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia” após a destruição da ponte Kerch, na Crimeia.
Nos Estados Unidos, o governo de Joe Biden impôs nesta sexta-feira (7) novas ações projetadas para restringir o acesso da China à tecnologia exigida para a fabricação e as operações de seu poder militar.
A ação do Departamento de Comércio aplica novos controles de exportação para restringir o acesso da China a chips de computação avançados, sua capacidade de desenvolver e manter supercomputadores e fabricar semicondutores.
A medida reduz componentes tecnológicos críticos para vários setores econômicos, mas tem como alvo mais agudo a fabricação de sistemas de armas avançados.
Após o anúncio das restrições, as bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa nesta segunda. Liderando as quedas na região asiática, o índice Hang Seng caiu 2,95% em Hong Kong, a 17.216,66 pontos.
Na China continental, os mercados retornaram de um feriado de uma semana com perdas não apenas no setor de eletrônicos como também no de consumo e turismo, uma vez que os gastos de turistas durante a chamada “Golden Week” foram contidos.
O Xangai Composto recuou 1,66%, a 2.974,15 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 2,17%, a 1.870,50 pontos.
As bolsas do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan não operaram nesta segunda-feira em razão de feriados.
Os investidores seguem de olho na disputa à Presidência do Brasil, que seguiu para o segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) e será definida dia 30 de outubro.
Após um resultado do primeiro turno das eleições mais apertado que o esperado e uma formação de um Congresso mais conservador, o Ibovespa teve um salto de 5,5% no dia seguinte. Na visão do mercado, a composição dos parlamentares eleitos tende a barrar possíveis propostas que seriam prejudiciais à economia e ao fiscal em caso de um novo governo no país.
Veja os principais destaques do pregão desta segunda-feira:
Maiores altas
Maiores baixas
Fonte: CNN Brasil - Reuters