Economia

Varejo Amapaense: Vendas cresceram 8,4% em janeiro





 

Nathan Oliveira

Nesta última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Mensal de Comércio que apresenta informações relativas ao volume de vendas do Comércio Varejista Amapaense no mês de janeiro de 2018. De acordo com o órgão, no primeiro mês deste ano, o varejo local apresentou um crescimento de 8,4% se comparado com o mês de dezembro de 2017.

O IBGE aponta que na série com ajuste sazonal, frente ao mês de dezembro passado, o volume de vendas no comércio local em janeiro deste ano é o segundo maior entre as Unidades da Federação, atrás apenas do estado de Roraima. Já se comparado a janeiro de 2017, na série sem ajuste sazonal, as venda do varejo local caíram 4,9%.

Esta é a segunda taxa negativa registrada consecutivamente na comparação sem ajuste sazonal. De acordo com o IBGE, este resultado surgiu após onze meses de resultados positivos em vendas. Já o acumulado nos últimos doze meses apresentou alta de 1,1% em janeiro de 2018, sendo a quarta alta seguida.

No Comércio Varejista Ampliando, o que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, e de material de construção, os dados do IBGE apontam que em janeiro de 2018 o volume de vendas teve um crescimento de 5,8% em relação ao mês de janeiro de 2017, a decima segunda taxa positiva seguida. Já o acumulado nos últimos doze meses subiu 5,8% no último mês de janeiro, mantendo-se positiva deste setembro de 2017.

Em dezembro do ano passado, o volume de vendas do Comércio Varejista Amapaense recuou 11% frente a novembro do mesmo ano, na série com ajuste sazonal, após avançar 3,8% naquele mês.

No ano passado, a Pesquisa Mensal do Comércio apontou que no acumulado do volume de vendas no comércio varejista por Unidades da Federação, o Amapá figurou na 14ª posição com alta acumulada em 1,5%. Em 2017, o estado ficou à frente de unidades como a Bahia, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Pesquisa do Comércio

Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista em todo o Brasil. A pesquisa investiga a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista.