Cotidiano

Segurados com auxílio-doença e aposentadoria por invalidez têm até dia 13 para revisão no INSS





 

Convocados deverão apresentar toda a documentação médica disponível para a comprovação da invalidez, tais como atestados, laudos, receitas e exames. Segundo o documento, as pessoas com mais de 60 anos e quem tiver 55 anos com benefício há pelo menos 15 anos estão de fora.

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando os segurados que recebem o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para realizar a revisão de seus benefícios. Esta medida é uma ação do Governo Federal para identificar os beneficiários ainda estão incapacitados de exercer o trabalho. A convocatória foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de julho.

Esta chamada tem como público-alvo os beneficiários com mais de dois anos sem passar pela perícia. Neste caso, eles têm cinco dias para realizar o agendamento das perícias após ser convocado. O prazo para a marcação encerra no dia 13 agosto e, quem não fizer o procedimento, terá o pagamento suspenso.

No momento da perícia deverá ser apresentada toda documentação médica que o segurado disponha para a comprovação da invalidez, tais como atestados, laudos, receitas e exames. Segundo o documento, as pessoas com mais de 60 anos e quem tiver 55 anos com benefício há pelo menos 15 anos estão de fora.

O beneficiário tem até 60 dias para marcar o exame a partir do agendamento. Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cancelado, assim como aqueles que marcarem a perícia e não comparecerem. Os exames devem ser marcados pelo número 135 ou pelo site do INSS.

O INSS está realizando mutirões de perícias aos segurados não localizados pelos Correios por alguma inconsistência no endereço, principalmente no interior do estado. 97 amapaenses foram reconvocados devido a não localização, em 2018. Por isso, a recomendação do INSS é que o segurado mantenha o cadastro de endereço atualizado para evitar o não envio da convocação.

Em todo o país, desde 2016, os beneficiários nessas condições estão sendo chamados para verificar a continuidade da incapacidade para o trabalho. Segundo o INSS, este é o maior edital de convocação do processo de revisão de perícias.

Da redação