Educação

Equipe de robótica da Escola SESI Amapá treina para etapa regional de torneio que será realizado no Pará





Macapá – Tem desafio novo na área. E dessa vez é de maneira virtual, por conta da pandemia. O tradicional torneio FIRST Lego League, etapa regional, será realizado pelo SESI Pará e o Amapá já garantiu sua participação. A equipe da Escola SESI, Marco Zero Robotics, vem treinando para fazer bonito na competição, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de maio. 

Com o tema RePLAY, a ideia é estimular os jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras, com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, eles vão construir e programar robôs capazes de completar missões em que o objetivo final é apresentar soluções para problemas do dia a dia das pessoas.

Os alunos do Ensino Fundamental II, João Guilherme, Enrico Toledo, Eduardo Martins, Gabriel de Oliveira, Yan Su, Bruno Gonçalves e Adriel Saraiva, orientados pelos professores Frank de Oliveira e Edgar Vieira, devem desenvolver projeto com foco em mostrar formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas.

Além disso, no Desafio do Robô eles vão colocar em prática o que foi idealizado. Nessa etapa, cabe ao robô realizar missões, como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos no tapete oficial da competição. Nas avaliações dos juízes da competição, aspectos como sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas são levados em consideração.

Como um dos objetivos dos torneios de robótica também é promover o aprendizado de uma maneira leve e divertida, outra categoria premiada no FLL trata dos Core Values. É nesse momento em que os valores demonstrados pela equipe ao longo da competição são enaltecidos. 

“Os desafios de robótica são sempre oportunidades de revelar talentos e mostrar o quanto incentivamos e valorizamos a criatividade e o espírito inovador em nossos alunos. Este ano, a competição será um pouco diferente, por acontecer de maneira remota, mas isso não tirou a motivação deles. Estão animados e focados”, destacou a diretora da Escola SESI Amapá, Valena Calandrini.

Fonte: SESI/SENAI