Saúde

Processos na Saúde: 2 mil casos já foram ingressados no Amapá





 

Somente no primeiro semestre deste ano, a Defensoria Pública do Amapá já recebeu mais de dois mil atendimentos de pessoas que solicitam o serviço jurídico para conseguir consultas e cirurgia de forma gratuita.

A medida geralmente ocorre quando um paciente da rede pública se sente lesado em não receber um atendimento, como consulta ou cirurgia, e recorre à Justiça para que o Estado faça o procedimento de forma gratuita. Por mês, a defensoria busca solucionar cerca de 380 atendimentos.

De acordo com a Defensoria Pública, os casos de saúde são os que possuem mais demanda e por conta disso o órgão atua extrajudicialmente para facilitar os atendimentos nos hospitais às pessoas carentes.

Em grande parte, os casos ingressados em órgãos da Justiça resultam a favor do paciente, obrigando o Estado a ofertar o atendimento e, caso não tenha, pague pelo mesmo em uma rede particular de saúde.

Questões relacionadas à saúde privada também são ingressadas no órgão. Entre os pedidos, há solicitação de cobertura de plano de saúde para atendimento específico e entre outros.