Esporte

Alemanha goleia Macedônia do Norte e é o primeiro país a conquistar vaga na Copa





Vitória fora de casa, combinada com tropeço da Armênia, garante a vaga alemã com duas rodadas de antecedência

Resumão

Müller Havertz gol Alemanha Macedônia do Norte

Müller Havertz gol Alemanha Macedônia do Norte (Foto: Valdrin Xhemaj/EFE)

Após fracassos seguidos na Copa de 2018, em duas Ligas das Nações e na Eurocopa disputada este ano, a seleção da Alemanha coroou seu processo de recuperação com a conquista da primeira vaga na Copa do Mundo de 2022, juntando-se ao anfitrião Catar. A classificação foi assegurada nesta segunda-feira, com duas rodadas de antecedência, graças à goleada por 4 a 0 sobre a Macedônia do Norte, fora de casa, e a derrota da Armênia por 1 a 0 para a Romênia. Timo Werner, duas vezes, Kai Havertz e Jamal Musiala fizeram os gols da Alemanha.

"Parabéns, Alemanha! A tetracampeã mundial se tornou a primeira seleção a se juntar à anfitriã Catar na Copa de 2022"

BRIGA EMBOLADA PELOS PLAYOFFS

Com a vitória, a Alemanha chegou aos 21 pontos no Grupo J e não pode mais ser alcançada pela Romênia, agora a vice-líder com 13. Nas duas rodadas finais, três seleções brigarão pelo segundo lugar, que vale vaga na repescagem das Eliminiatórias da Europa: Macedônia do Norte e Armênia vêm logo atrás da Romênia, ambas com 12 pontos. Na Europa, apenas os líderes dos dez grupos se classificam diretamente para a Copa, e os vice-líderes disputarão nos playoffs as três vagas restantes do continente. Confira a tabela completa das Eliminatórias europeias.

NADA DE GOL NO PRIMEIRO TEMPO

A Alemanha mostrou pouca disposição no primeiro tempo. Pouco criativa, a seleção tetracampeã mundial ficou encaixotada na boa marcação da Macedônia do Norte. Na melhor chance, Werner acertou a trave direita, já nos acréscimos. No outro jogo do Grupo J, a Romênia já vencia a Armênia por 1 a 0, resultado que pavimentava o caminho da Alemanha para a classificação antecipada. Mas faltava fazer sua parte.

Müller Macedônia do Norte x Alemanha

Müller Macedônia do Norte x Alemanha (Foto: Valdrin Xhemaj/EFE)

CHUVA DE GOLS NO SEGUNDO TEMPO

A classificação começou a ser construída logo aos quatro do segundo tempo, em contra-ataque fulminante: Gnabry recuperou a bola na defesa e lançou Thomas Müller, que surgiu livre na áera e apenas rolou para Havertz bater para o gol. Aos 24, Müller deu nova assistência, agora para Timo Werner chutar na saída do goleiro. Apenas quatro minutos depois, Werner ampliou com um bonito chute cruzado, no canto esquerdo. O último saiu aos 37, em uma combinação de dois jovens talentos da Alemanha: Adeyemi tomou a bola no ataque e tocou para Musiala fechar a goleada. 

Musiala chuta para marcar o quarto gol da Alemanha na goleada sobre a Macedônia do Norte

- Depay comanda goleada da Holanda sobre Gibraltar nas Eliminatórias

Memphis Depay comemora gol na vitória da Holanda sobre Gibraltar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo -  REUTERS/Piroschka Van De Wouw

Memphis Depay comemora gol na vitória da Holanda sobre Gibraltar pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Imagem: REUTERS/Piroschka Van De Wouw

A Holanda recebeu Gibraltar em partida válida pela oitava rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, e goleou por 6 a 0. O atacante Memphis Depay, que joga no Barcelona, foi o destaque do jogo com dois gols.

A vitória mantém os holandeses na liderança do grupo G, com 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e uma derrota. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avança de forma direta para o Mundial.

O próximo jogo da Holanda é dia 13 de novembro, sábado, quando enfrentam fora de casa a seleção de Montenegro. 

Disputa continua

O time comandado por Louis van Gaal lidera o grupo e depende das próprias forças para garantir vaga na fase final da próxima Copa do Mundo. No entanto, a Noruega venceu Montenegro e continua apenas dois pontos atrás. Os dois times se enfrentam na última rodada.

Pênalti perdido e depois gol

Aos 18 minutos, a Holanda desperdiçou a chance de marcar o segundo gol após o goleiro adversário defender a cobrança de pênalti de Depay. No entanto, dois minutos depois, o atacante se posicionou bem na área e, após belo passe de Klaassen, ampliou a vantagem dos donos da casa.

Dessa vez a bola entrou

No último lance do primeiro tempo, o árbitro assinalou mais um pênalti a favor da Holanda. Novamente Memphis Depay foi para a cobrança, mas dessa vez ele chutou forte, sem chances para o goleiro, abrindo 3 a 0.

Vira 3, acaba 6

Os donos da casa foram para o intervalo vencendo por três a zero, e nos segundo tempo marcaram com Dumfries, Danjuma e Malen, fechando o placar em 6 a 0.

Agregado avassalador

O domínio da Holanda na partida desta segunda-feira (11) foi grande, mas no jogo de ida foi ainda maior, com os holandeses goleando o singelo adversário pelo placar de 7 a 0. Com isso, foram 13 gols a 0 no agregado.

- São Paulo fica no 0 a 0 com o Cuiabá e chega ao 5º empate seguido no BR

O São Paulo empatou pelo quinto jogo seguido no Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda (11), o Tricolor visitou o Cuiabá, na Arena Pantanal, e ficou no 0 a 0 em mais um jogo sem grande inspiração técnica dos comandados de Hernán Crespo. A equipe do Mato Grosso foi quem mais ofereceu perigo ao longo da partida, mas esbarrou no goleiro Tiago Volpi.

Desde o início do confronto, o Cuiabá apostou na compactação defensiva e nos contra-ataques em velocidade. Quando a tática deu certo, o São Paulo passou por apuros em seu sistema defensivo. Na metade do segundo tempo, o Tricolor chegou a dominar o meio de campo, mas pecou na falta de criatividade e acabou acertando apenas dois chutes ao gol em 90 minutos.

Em termos de classificação, o empate não foi bom para nenhuma das equipes. O Cuiabá alcança os 31 pontos, se mantém na 12ª colocação e não se aproxima da zona de classificação para a Copa Libertadores e nem se distancia do perigo de rebaixamento. O São Paulo ganha a posição do Ceará, sobe para 13º, mas segue em uma zona desconfortável na tabela do Brasileirão.

O melhor: Miranda

O experiente zagueiro são-paulino foi absoluto na partida: marcou, desarmou, organizou a saída de bola da equipe e comandou o Tricolor na Arena Pantanal.

Rigoni deixa o campo com problemas musculares

O técnico Hernán Crespo foi obrigado a mudar o ataque do São Paulo ainda no primeiro tempo. O atacante Rigoni sentiu dores musculares na posterior da coxa direita, alertou o banco de reservas e precisou ser substituído. O problema tem sido recorrente no Tricolor ao longo desta temporada.

Cuiabá oferece mais perigo

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes. O São Paulo apostou em um jogo de posse de bola e construção das jogadas, enquanto o Cuiabá depositou suas fichas na velocidade de seus atacantes. O time da casa acabou oferecendo mais perigo, sobretudo nos lances de contra-ataque, mas foi ineficiente para balançar a rede defendida por Tiago Volpi.

Blitz cuiabana

Enquanto Crespo manteve o mesmo time que encerrou o primeiro tempo, Jorginho sacou Clayson e colocou Felipe Marques na partida. O resultado foi uma pressão do Cuiabá, com seis finalizações em menos de 20 minutos. A resposta do São Paulo foi com uma bicicleta de Luciano, que parou nas mãos do goleiro Walter.

Crespo protege o São Paulo com mudanças

Com dificuldades para segurar o ímpeto ofensivo do Cuiabá, Crespo fez três mudanças com o objetivo de proteger mais o meio de campo e deixar a equipe menos exposta defensivamente. O argentino tirou Luan, Calleri e Gabriel Sara para colocar Liziero, Gabriel e Joao Rojas, No novo esquema, os pontas passaram a recuar um pouco mais e atrapalhar os contra-ataques do adversário.

Próximos jogos

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 26ª, o Cuiabá volta a jogar na Arena Pantanal. Desta vez, contra o Sport, na próxima quinta-feira (14), às 19h (horário de Brasília). No mesmo dia e horário, o São Paulo recebe o Ceará no estádio do Morumbi.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 0x0 SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Data: 11/10/2021 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)

Cartões amarelos: Jonathan Cafú, Auremir (Cuiabá); Igor Gomes e Marquinhos (São Paulo)
Cartões vermelhos: -

Gols: -

CUIABÁ: Walter; João Lucas, Alan Empereur, Paulão e Uendel; Auremir, Camilo (Jonathan Cafú), Pepê (Rafael Gava) e Max; Clayson (Felipe Marques) e Jenison (Elton). Técnico: Jorginho.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Gomes, Miranda, Léo e Welington; Luan (Liziero), Rodrigo Nestor (Benítez) e Gabriel Sara (Joao Rojas); Rigoni (Marquinhos), Luciano e Jonathan Calleri (Calleri). Técnico: Hernán Crespo.

Fonte: Globo Esporte - UOL