Esporte

Fortaleza supera Chapecoense na Arena Condá





O Fortaleza foi até a Arena Condá e derrotou a Chapecoense por 2 a 1 na abertura da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e permanece firme na briga para permanecer nas primeiras posições da competição.

Com o triunfo, o Tricolor do Pici ocupa a 3ª posição com 45 pontos. Já o Verdão do Oeste continua na lanterna do Brasileirão com apenas 13 pontos.

Mesmo fora de casa, o Fortaleza mostrou força desde o início, abrindo o placar aos cinco minutos, quando Matheus Ribeiro faz contra ao tentar desviar jogada de Bruno Melo. A vantagem dos visitantes durou até momentos antes do intervalo, quando Rodriguinho deixou tudo igual.

O placar permaneceu inalterado até os 47 minutos da etapa final, quando Pikachu marcou em cobrança de pênalti para garantir a vitória do Tricolor.

O Fortaleza volta a entrar em campo no próximo sábado (23), quando pega o Athletico-PR no Castelão. Um dia depois a Chapecoense visita o Bahia.

- Série B: Vasco vence líder Coritiba em São Januário

Náutico derrota Ponte Preta por 3 a 2

vasco, coritiba, série b, brasileiro

Jogando no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, o Vasco conseguiu um grande resultado pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar o líder Coritiba por 2 a 1 neste sábado (16).

Com triunfo, o Cruzmaltino subiu para a 6ª posição da classificação com 46 pontos. Já o Coxa permanece na ponta da classificação com 54 pontos, a dois vice-líder Botafogo, que empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro na última terça (12).

A vitória do Vasco começou a ser construída aos 18 minutos do primeiro tempo quando o artilheiro argentino Cano marcou ao aproveitar rebote dado pelo goleiro Wilson em chute de Gabriel Pec.

No entanto, na abertura da etapa final, aos 16 segundos, o Coritiba empatou. Rafinha cruzou e Léo Gamalho aproveitou falha de Ricardo Graça para marcar.

Dois minutos depois o Cruzmaltino alcançou a vitória. Riquelme bateu cruzado e, após Cano tentar desviar, Nenê conferiu. O gol foi validado apenas após uma pausa de 5 minutos na qual o VAR (árbitro de vídeo) analisou a jogada.

Triunfo do Timbu

Mais cedo o Náutico chegou à terceira vitória seguida na competição ao superar a Ponte Preta por 3 a 2, no estádio Moises Lucarelli. Com o triunfo o Timbu ficou na 9ª posição com 44 pontos. Já a Macaca é a 16ª, com 34 pontos.

O Náutico garantiu os três pontos graças a gols de Caio Dantas, Rafael Ribeiro e Murillo. Pela Macaca, Rodrigão e Marcos Júnior descontaram.

Queda de energia

Em partida que começou na sexta-feira e terminou no sábado, Brasil de Pelotas e Vila Nova empataram em 2 a 2 no estádio Bento de Freitas.

A partida começou em um dia e terminou no outro por causa de uma queda de energia que aconteceu no final do primeiro tempo. Assim, o confronto, que começou na noite de sexta, foi retomado às 15h deste sábado, com a disputa da etapa final.

Com o resultado o Vila Nova fica na 13ª posição com 38 pontos. Já o Brasil de Pelotas permanece na lanterna com 20 pontos em 30 jogos.

- América-MG e Bahia empatam sem gols na Arena Independência

Na primeira partida sem o técnico Vagner Mancini, que deixou o time para ir ao Grêmio, o América-MG não conseguiu sair do 0 a 0 com o Bahia na noite de hoje (16), na Arena Independência, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Coelho vai a 32 pontos e subiu momentaneamente para o 11º lugar na tabela. O Bahia conseguiu escapar, por enquanto, da zona do rebaixamento e agora soma 28 pontos, na 15ª posição —o Santos, com os mesmos 28 pontos, é o novo 17º colocado.

Na próxima rodada o América-MG pega justamente o Santos, no sábado (23), na Vila Belmiro, às 17h. No dia seguinte, às 20h30, o Bahia recebe a Chapecoense, na Arena Conte Nova.

Foi bem: Alê e seus duelos vencidos

Alê, volante do América-MG, estava suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo no confronto contra o Juventude. Voltou a campo escalado pelo interino Diogo Giacomini. Venceu seis de oito duelos diretos contra jogadores adversários e desarmou jogadas perigosas que poderiam facilmente terem resultado em gols para a equipe adversária em caso de uma falha.

Foi mal: Ademir sem pontaria

Ademir é o artilheiro do América no Brasileirão, com seis gols marcados, mas na partida de hoje não foi bem. Nas poucas vezes em que foi acionado, sempre que o Bahia vacilava e proporcionava um espaço de ataque para o Coelho, faltou pontaria para o atacante que poderia ter dado um rumo diferente para a partida.

Patrick de Luca quer manter titularidade

O volante Patrick de Luca está tentando recuperar o espaço perdido durante a passagem do argentino Diego Dabove pelo Bahia. Com o retorno de Guto Ferreira ao time, nos dois últimos jogos do Esquadrão de Aço, contra Athletico-PR e Palmeiras, o volante voltou ao time titular. No duelo contra o América-MG, sempre acionado pelo lado direito do campo, não procurava fazer firulas e optava pelo simples: cruzar na área para abrir o placar.

América aposta em passes longos

O América desenvolveu um jogo truncado e, mesmo sob o comando técnico de um interino, conseguiu dominar o jogo, pressionando a equipe adversária sempre nas saídas de bola e apostando em passes longos. O erro, no entanto, acontecia nos momentos de finalizar a jogada, lideradas principalmente por Ademir. Demérito do ataque e mérito para a defesa baiana.

Bahia sem criatividade

O Bahia manteve uma linha defensiva sempre muito bem organizada ao longo do jogo, salvando a equipe em momentos cruciais e que poderiam ter resultado na inauguração do placar, mas a equipe comandada pelo técnico Guto Ferreira visivelmente sente falta das assistências de Rossi e não consegue criar jogadas ofensivas. Quase todos os ataques tinham como origem o lado esquerdo do campo na busca de um cruzamento contra um dupla relativamente alta de zagueiros.

Cronologia

O jogo foi truncado do começo ao fim. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o América-MG foi o primeiro a chegar com perigo pela direita com Ademir. Menos de um minuto depois, o Coelho voltou a atacar, mas também desperdiçou. O Bahia respondeu o ataque aos 28 do primeiro tempo, com Nino Paraíba. Outro lance de perigo semelhante aconteceu apenas aos 12 do segundo tempo, em cobrança de falta enviada diretamente para Gilberto que mandou em cima de Cavichioli.

Camisas autografadas e vendidas

O América-MG usou um uniforme branco com número e nome na cor rosa. As camisas, em apoio ao Outubro Rosa, serão autografadas e vendidas. Todo o valor arrecadado será revertido para o projeto Pérolas de Minas.

Fonte: Agência Brasil - UOL