Política

Dois deputados federais respondem a processos criminais na Justiça





Um levantamento realizado pelo portal de notícias G1 mostra que dois deputados federais do Amapá respondem, atualmente, processos criminais na Justiça. Ao todo, 50 parlamentares são réus no país, representando 10% do total de parlamentares na Câmara. De acordo com o levantamento, os deputados federais são Camilo Capiberibe (PSB) e Vinicius Gurgel (PR).

Camilo possui processo na Justiça Federal do Amapá sobre o crime de apelação de recurso financeiro de instituição financeira em finalidade diversa de contrato ou lei. O processo foi aberto em 2018.

Em nota, o deputado nega as acusações e afirma que os recursos forram usados conforme a previsão legal e contratual.

“Não houve utilização desses recursos para o pagamento de despesas correntes no período da gestão do governador Camilo Capiberibe. Isso está provado pela defesa no processo. No mesmo sentido, o BNDES fiscalizou e aprovou as contas e se manifestou pela regularidade da aplicação dos recursos, visto que todas as movimentações financeiras obedeceram a legalidade, conforme os relatórios de desempenho (RED) de 31/03/2014, 31/07/2014, 31/10/2014", disse em nota publicada pelo G1.

Já Vinícius Gurgel responde a dois processos, ambos pela Justiça Federal do Amapá. Eles correspondem ao crime contra a ordem tributária.

Em nota, o parlamentar frisa que os dois processos são referentes a uma multa contraída pelo não pagamento do Imposto de Renda em 2006, efetuada por uma empresa em seu nome.

"O alto valor foi parcelado e o pagamento está em dia, mas enquanto não quitar o débito total, o processo continua correndo."

Para Vinicius, não há risco de condenação política pelo fato do caso ter acontecido enquanto ele ainda não era político.

Os demais parlamentares amapaenses não possuem processos criminais na Justiça.