Esporte

UCL: Gabriel Jesus decide, City vence PSG de virada e garante liderança do grupo





Em noite inspirada, o Manchester City dominou completamente a partida e venceu um PSG irreconhecível por 2 a 1, hoje (24), no Etihad Stadium. Em jogo da Liga dos Campeões da Europa, Mbappé chegou a abrir o placar para os visitantes, mas Sterling e Gabriel Jesus sacramentaram a virada.

O resultado decide as duas vagas do grupo nas oitavas de final. O Manchester City chega a 12 pontos e garante a liderança, enquanto o Paris Saint-Germain (oito pontos) se classifica de forma antecipada porque o outro resultado do grupo ajudou (RB Leipzig 5 x 0 Brugge). Na última rodada, no próximo dia 7, ambos cumprem tabela: o City visita o Leipzig enquanto o PSG recebe o Brugge.

City não se abala com susto

O time da casa não deixou o PSG jogar no primeiro tempo: dominou o espaço, sufocou a saída de bola adversária, teve vários lances de perigo, enfim, fez quase tudo certo —quase, porque faltou o gol. Mesmo atrás no placar, manteve o domínio e a lealdade ao estilo de jogo até virar a partida. Destaques para Rodri e Mahrez, muito participativos na criação das jogadas, e para Gabriel Jesus, que entrou no lugar de Zinchenko e 20 minutos depois marcou seu gol.

PSG mal vê a bola

Lionel Messi, Mbappé e Neymar durante partida entre PSG e Manchester City na Liga dos Campeões - Reuters/Carl Recine - Reuters/Carl Recine

Messi, Mbappé e Neymar foram apenas coadjuvantes de um jogo dominado pelo Manchester City

Imagem: Reuters/Carl Recine

Dado o amplo domínio do City, um olhar desatento poderia confundir o Paris Saint-Germain de Messi e Neymar com um time qualquer. Os três mal pegaram na bola no primeiro tempo, enquanto a linha de defesa salvava bolas dentro da pequena área. O gol de Mbappé foi um refresco, mas a virada representou melhor o jogo. Foi só então que o PSG tentou se encontrar no ataque, mas não conseguiu.

Cronologia do jogo

O City mostrou suas intenções logo aos cinco minutos, quando Kimpembe salvou um cabeceio de Rodri em cima da linha. Aos 17 foi Hakimi quem salvou de cabeça, e aos 27 foi a vez de Marquinhos travar Zinchenko. Em uma pressão cada vez maior, Gundogan acertou a trave aos 31, e Mahrez obrigou Navas a fazer boa defesa em chute cruzado, aos 33. Nesta meia hora o PSG foi inofensivo.

Daí até o intervalo, o domínio absoluto do City esfriou e virou mera superioridade. A blitz passou, as chances rarearam, e o PSG conseguiu até aparecer nos melhores momentos do primeiro tempo —com um chute de Mbappé para fora depois de o time inglês vacilar no meio-campo. Ainda assim, o melhor lance do Paris até então era uma caneta de Messi em Sterling.

O City ameaçou muito, mas quem abriu o placar foi o PSG, na volta do intervalo. Em ataque rápido, o time teve um raro lance de qualidade com direito a corta-luz de Neymar, cruzamento de Messi e gol de Mbappé após desvio da zaga. Sabe como é: quem não faz, toma.

Mesmo o gol sofrido não abalou o City, que seguiu ocupando o campo adversário e impondo seu jogo. O empate saiu com Sterling, aos 18, e a virada foi nos pés de Gabriel Jesus, aos 31: após lindo cruzamento de Mahrez, Bernardo Silva ajeitou com carinho para o brasileiro chegar finalizando. A superioridade e a insistência do time da casa finalmente apareceram no placar, e depois disso o PSG não se encontrou.

 

Confira outros jogos:

- Real se vinga, destrói Sheriff e garante vaga nas oitavas da Champions

Alaba comemora gol marcado pelo Real Madrid diante do Sheriff, pela Liga dos Campeões - Gleb Garanich/Reuters

Alaba comemora gol marcado pelo Real Madrid diante do Sheriff, pela Liga dos Campeões Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Atuando fora de casa, o Real Madrid não sofreu sustos e venceu, por 3 a 0, o Sheriff pela 5ª rodada do Grupo D da Champions League. O resultado coloca a equipe de Carlo Ancelotti nas oitavas de final e, de quebra, destrói a chance de o clube da Moldávia seguir vivo no torneio.

O placar serviu, inclusive, como uma "vingança" por parte dos espanhóis, que foram derrotados na 2ª rodada pelo time do leste europeu por 2 a 1, em duelo que se deu no Santiago Bernabéu.

Agora, o Real chegou a 12 pontos e terá pela frente um confronto "quase" protocolar na última rodada contra a Inter de Milão, que também já está classificada ao mata-mata. O jogo, no entanto, vale a 1ª posição da chave —os italianos têm 10 pontos.

Atropelamento espanhol

Sem incômodo diante dos torcedores da Moldávia, os espanhóis controlaram o jogo e tiveram a primeira chance de gol logo aos sete minutos. Modric, com liberdade, lançou em profundidade para Rodrygo, que disparou pela direita e tentou encontrar Benzema já dentro da área. A bola, no entanto, foi afastada pela zaga.

Dois minutos depois, o próprio francês chegou a balançar as redes da meta defendida pelo grego Athanasiadis, mas segurou a comemoração.

Isso porque, após chute de fora da área de Kroos, o goleiro espalmou para o meio da área e o atacante, no rebote, finalizou para o gol. O lance, porém, foi invalidado por impedimento de Benzema.

De tanto insistir...

... o Real abriu o placar já na casa dos 30 minutos. Em falta cobrada a poucos passos da grande área, Alaba bateu e contou com a sorte para marcar, já que a bola desviou na barreira adversária e tirou qualquer chance de defesa do goleiro adversário: 1 a 0.

Sem força para pressionar o rival, a equipe da Moldávia sofreu o segundo gol já nos acréscimos da etapa inicial. Depois de rápidas triangulações, Rodrygo acionou Kroos, que finalizou com maestria no ângulo de Athanasiadis. A bola ainda bateu no travessão, mas quicou dentro da meta.

Jogadores do Real Madrid celebram gol marcado por Toni Kroos diante do Sheriff - Gleb Garanich/Reuters - Gleb Garanich/Reuters

Jogadores do Real Madrid celebram gol marcado por Toni Kroos diante do Sheriff

Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Sem chuteira, e daí!?

Um momento curioso marcou os minutos finais do 1° tempo. O brasileiro Rodrygo perdeu a chuteira direita após uma dividida com Castañeda já na ponta direita do ataque do Real.

Sem se preocupar em recuperar o acessório com urgência, o jovem continuou a jogada descalço com o objetivo de roubar a bola. O Sheriff, no entanto, conseguiu se livrar do perigo.

Ataque contra defesa

De diferente, o começo do 2° tempo teve apenas a inversão de lado de campo das equipes —o Real Madrid chegou ao 3° gol também com facilidade.

Na jogada, Mendy recebeu pela esquerda e conduziu a bola pelo meio, já na região da entrada da área. Pressionado, ele acionou Benzema, que deslocou o goleiro e ampliou o placar.

Quase o gol de honra...

O Sheriff chegou a assustar o gol de Courtois em duas oportunidades seguidas. Aos 22, Traoré arriscou de fora da área e obrigou o belga a praticar ótima defesa.

No lance seguinte, Yansane aproveitou lançamento e cabeceou a bola na trave do Real, levando a torcida local à loucura.

O que sobrou para a partida foram alguns chutes dos visitantes defendidos por Athanasiadis, que evitou uma goleada.

Ficha técnica: Sheriff 0x3 Real Madrid

Torneio: Champions League (5ª rodada do Grupo D)

Data: 24 de novembro de 2021

Local: Sheriff Stadium, na Moldávia

Horário: 17h (de Brasília)

Gols: Alaba (30 min do 1° tempo), Kroos (45 min do 1° tempo) e Benzema (10 min do 2° tempo)

Sheriff: Athanasiadis; Fernando Constanza, Arboleda, Dulanto, Cristiano; Thill, Addo, Kolovos (Nikolov), Bruno Felipe (Julien); Castañeda (Yansane) e Traoré (Cojocaru). Técnico: Yuriy Vernydub

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Vazquez), Militão, Alaba (Nacho), Mendy (Marcelo); Casemiro (Blanco), Kroos, Modric; Vinicius Júnior, Rodrygo (Asensio) e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti

 

- Liverpool vence Porto com golaço de Thiago e um de Salah e se mantém 100%

Classificado e com a liderança garantida, Jürgen Klopp poupa alguns titulares, mas vence a quinta em cinco rodadas na Champions e deixa ainda mais embolada a briga pela outra vaga do Grupo B

Resumão

Não tem para ninguém no Grupo B. O Liverpool entrou em campo no Anfield com a classificação e a liderança asseguradas, poupou alguns titulares, mas manteve a campanha perfeita na Liga dos Campeões. O time de Jürgen Klopp venceu o Porto por 2 a 0 com um golaço de Thiago Alcântara e outro belo gol de Salah, que deixa os Reds com cinco vitórias em cinco jogos. Os Dragões, por suavez, brigam com Atlético de Madrid e Milan pela outra vaga da chave para as oitavas de final.

Jogadores do Liverpool vibram com Thiago Alcântara após o golaço do hispano-brasileiro

Jogadores do Liverpool vibram com Thiago Alcântara após o golaço do hispano-brasileiro (Foto: Phil Noble/Reuters)

A CONTA PARA A ÚLTIMA RODADA

O Liverpool é o líder do Grupo B, com 15 pontos, tranquilo na chave. Os outros três estão embolados. O Porto, mesmo com a derrota, segue em segundo, com cinco pontos. Milan e Atlético de Madrid vêm em seguida, com quatro pontos cada, e os italianos estão à frente nos critérios de desempate. Na última rodada, no dia 7 de dezembro, o Porto recebe o Atleti, e o Milan encara o Liverpool em Milão. Confira a tabela completa da Champions!

LIVERPOOL 100%

O Liverpool começou com Van Dijk, Henderson e Robertson no banco, além de outros desfalques. O Porto tomou a iniciativa na partida. Fez quatro finalizações apenas nos primeiros 15 minutos e desperdiçou uma grande chance de abrir o placar. Otávio recebeu livren a pequena área de Luis Díaz, finalizou de primeira, mas mandou para fora. O castigo quase veio ainda no primeiro tempo. Mané marcou após passe de Thiago Alcântara, mas o VAR indicou impedimento.

Thiago Alcântara comemora seu golaço no início do segundo tempo

Thiago Alcântara comemora seu golaço no início do segundo tempo (Foto: Phil Noble/Reuters)

Na volta do intervalo, o panorama não se alterou. Os Dragões foram mais incisivos. Uribe mandou para fora uma ótima chance logo com três minutos. Mas foi só. Aos seis, Thiago aproveitou rebote de cobrança de falta e, de primeira, acertou um lindo chute. O golpe fatal viria aos 24. Salah recebeu belo lançamento de Morton na direita, tabelou com Henderson, deixou Uribe no chão e finalizou com sua classe habitual: 2 a 0.

Salah chegou aos 17 gols em 17 jogos na temporada

Salah chegou aos 17 gols em 17 jogos na temporada (Foto: Phil Noble/Reuters)

 

Com gol do brasileiro Junior Messias no fim, Milan vence o Atlético na Champions

Equipe italiana mantém possibilidade de classificação no Grupo B com a vitória em Madr

Na emoção!

Com gol de Junior Messias, o Milan venceu o Atlético de Madrid, em Madri, nesta quarta-feira, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo B da Liga dos Campeões da Europa. O gol do brasileiro foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo, após grande passe de Kessié. Com a vitória, o time italiano segue vivo na briga pela classificação na Champions League.

Junior Messias gol Milan Atlético de Madrid

Junior Messias gol Milan Atlético de Madrid (Foto: Susana Vera/Reuters)

Gol brasileiro decisivo

Contratado no início da temporada europeia pelo Milan, o Junior Messias, ex-jogador do Crotone, lutou contra problemas físicos, e fez nesta quarta sua terceira partida apenas pela equipe rossonera. Foi a primeira vez que o brasileiro balançou a rede pela equipe, e logo numa partida decisiva da Liga dos Campeões.

Junior Messias gol Milan Atlético de Madrid

Junior Messias gol Milan Atlético de Madrid (Foto: Susana Vera/Reuters)

Grupo B segue em aberto

Com a vitória do Liverpool sobre o Porto e a derrota do Atlético de Madrid para o Milan, ficou tudo embolado na disputa da segunda vaga do Grupo B da Liga dos Campeões da Europa. Enquanto os Reds já estão classificados com 100% de aproveitamento e 15 pontos na liderança, os portugueses somam cinco pontos na segunda posição, os italianos vêm na sequência, com quatro pontos, mesma pontuação do lanterna espanhol. Na rodada final, Porto e Atlético se enfrentam no Estádio do Dragão, enquanto Milan e Liverpool duelam no San Siro.

 

Internazionale 2 x 0 Shakhtar Donetsk 

NAS OITAVAS!

Em dois lances de oportunismo, o centroavante bósnio Dzeko decidiu. Aos 15 e 21 minutos do segundo tempo, fez dois gols e garantiu a vitória da Internazionale sobre o Shakhtar Donetsk por 2 a 0, no estádio San Siro, nesta quarta-feira, pela quinta rodada do Grupo D. Com o triunfo do Real Madrid sobre o Sheriff, o time italiano conquistou a tão sonhada vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, 10 anos após a última classificação.

Os gols de Inter de Milão 2 x 0 Shakhtar, pela Liga dos Campeões

Os gols de Inter de Milão 2 x 0 Shakhtar, pela Liga dos Campeões

Com dois de Dzeko, Inter vence e fica mais próxima da classificação às oitavas

Com dois de Dzeko, Inter vence e fica mais próxima da classificação às oitavas (Foto: AFP)

TABELA

A Inter fica na segunda posição do Grupo D, com 10 pontos. O Real Madrid é o líder, com 12. O Sheriff vem em seguida, com seis, garantido na Liga Europa. Por último, o Shakhtar se mantém na lanterna e eliminado até de qualquer chance de ir para a Liga Europa, com apenas um ponto. Veja a tabela da Liga dos Campeões.

Dzeko comemora gol da Internazionale com Lautaro Martínez

Dzeko comemora gol da Internazionale com Lautaro Martínez (Foto: Daniele Mascolo/Reuters)

O JOGO

A partida começou com domínio da Inter. Apesar do Shakhtar ter mais posse de bola, a equipe italiana finalizou mais e levou perigo maior ao gol adversário. Aos 23, Perisic recebeu lançamento de Darmian e abriu o placar, mas a arbitragem marcou impedimento.

Jogadores da Inter de Milão comemoram vitória contra o Shakhtar na Champions

Jogadores da Inter de Milão comemoram vitória contra o Shakhtar na Champions (Foto: Daniele Mascolo/Reuters)

No início do segundo tempo, mais um gol anulado da Inter. Desta vez, de Lautaro Martínez. Perisic lançou na área, e o argentino finalizou. Mas a arbitragem deu falta em Dodô no lance. Pouco depois, Darmian finalizou, a bola bateu na marcação e sobrou para Dzeko. De primeira, mandou para o fundo da rede, aos 15 minutos. Logo depois, o camisa 9 bisou. Em cruzamento, cabeceou sem chances para Trubin, aos 21.

 

- Fifa sorteará chaves do Mundial de Clubes na próxima segunda

 

FILE PHOTO: Club World Cup - Final - Liverpool v Flamengo - taça - troféu - Mundial de Clubes - Fifa

 

A Fifa anunciou desta quarta-feira (24) que realizará o sorteio dos grupos da próxima edição do Mundial de Clubes em Zurique (Suíça), a partir das 13h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (29).

 

O Brasil terá um representante na competição. Ele será definido dois dias antes do sorteio, na decisão da Taça Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, que será disputada em Montevidéu (Uruguai) no próximo sábado (27).

 

Apesar do anúncio do sorteio das chaves, o torneio, que terá como sede os Emirados Árabes, ainda não tem uma data exata de realização (a expectativa é que seja em fevereiro de 2022).

 

Além do representante brasileiro (campeão da Libertadores), a competição contará com a participação do Chelsea (da Inglaterra e campeão da Liga dos Campeões), do Al Hilal (da Arábia Saudita e campeão da Liga dos Campeões da Ásia), do Al Ahly (do Egito e campeão da Champions League da África), do Monterrey (do México e campeão da Champions League da Concacaf), do Auckland City (Nova Zelândia) e Al Jazira (dos Emirados Árabes e vencedor da UAE Pro League).

 

 

Fonte: UOL - Globo Esporte - Agência Brasil