Esporte

Na despedida de Formiga, Brasil domina e goleia a Índia por 6 a 1 em Manaus





Após 234 partidas, sete Olimpíadas e sete Copas do Mundo, a história de Formiga com a seleção brasileira chegou ao fim. A jogadora de 43 anos fez o seu jogo de despedida com a camisa canarinho na goleada por 6 a 1 contra a Índia, na Arena Amazônia, em Manaus. O jogo foi válido pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino.

Em noite repleta de homenagens, Formiga, a dona da festa, começou no banco. Foram pouco mais de 20 minutos com a volante em campo, que entrou aos 31 do segundo tempo para escrever a última página de uma bonita e importante história com a camisa do Brasil. Debinha, Giovana, Ary Borges (2), Kerolin e Geyse marcaram os gols da vitória, e Manisha Kalyan descontou para a seleção indiana.

Formiga se despede como a atleta —entre homens e mulheres— que mais vezes defendeu a seleção brasileira. Foram 37 gols, três títulos pan-americanos (2003, 2007 e 2015), duas medalhas olímpicas (2004 e 2008) e o vice na Copa do Mundo de 2007, na China.

Agora sem Formiga, o Brasil volta a campo mais duas vezes pelo Torneio Internacional de Manaus: domingo (28), contra Venezuela, e quarta-feira (1º de dezembro), contra o Chile.

Brasil faz gol relâmpago, mas leva resposta

A partida não poderia ter começado melhor para a seleção brasileira. Logo no primeiro ataque, com menos de um minuto, Debinha recebeu lançamento, invadiu a área e marcação e finalizou duas vezes para inaugurar o placar.

Foi o início de uma goleada já esperada, mas não sem uma surpresa. Pouco depois de abrir o placar, o Brasil levou a resposta da Índia. Aos oito minutos Manisha Kalyan avançou com liberdade pela esquerda e bateu forte para igualar. A seleção só retomou a vantagem aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Giovana aproveitou cruzamento e anotou o segundo do time comandado por Pia Sundhage.

ary - Paulo Binda/MyPhoto Press/Gazeta Press - Paulo Binda/MyPhoto Press/Gazeta Press
Ary Borges anotou dois gols na vitória do Brasil contra a Índia, na Arena Amazônia
Imagem: Paulo Binda/MyPhoto Press/Gazeta Press

Seleção deslancha e constrói goleada

O segundo tempo trouxe o que mais se esperava do Brasil na noite de hoje: gols. Foram quatro bolas na redes para a seleção depois da volta do intervalo. E, assim como na primeira etapa, a conta começou cedo. Aos seis, Ary Borges contou com uma falha da goleira Chauan para marcar o terceiro, e Kerolin, aos oito, soltou um forte chute de fora da área para anotar o quarto. Geyse, aos 30, e novamente Ary Borges, aos 35, ampliaram a goleada diante de uma Índia esforçada, mas bastante vulnerável.

formiga - Thaís Magalhães/CBF - Thaís Magalhães/CBF
Formiga com a mãe no vestiário antes do jogo de seu jogo despedida da seleção brasileira no duelo contra a Índia pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino, em Manaus (AM). 
Imagem: Thaís Magalhães/CBF

E a Formiga?

Demorou, mas Formiga entrou em campo para o jogo que marcou a sua despedida. Aos 31 minutos do segundo tempo, a veterana entrou no lugar de Debinha e recebeu o carinho de pouco mais de três mil pessoas presentes na Arena Amazônia.

Posicionada mais no campo ofensivo, Formiga contribuiu para o quinto gol da seleção logo em sua primeira participação. Ela recebeu passe dentro da área e, após finalização, viu Ary Borges aproveitar o rebote para marcar.

Após o apito final, a camisa 8 recebeu o abraço das outras jogadoras de seleção e os aplausos do público. Marta compareceu ao estádio e parabenizou a companheira.

formiga - Reprodução - Reprodução
Formiga se despede da seleção brasileira
Imagem: Reprodução
 
 
Confira outros jogos:
Ceará bate Corinthians e entra na briga por vaga na Libertadores

O Ceará venceu o Corinthians por 2 a 1 no Estádio Castelão, em Fortaleza, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Vozão foram marcados pelo meia Vina, aos cinco minutos do primeiro tempo, depois de um erro na saída de bola do goleiro Cássio, e pelo atacante Yony González, aos 41 minutos da etapa final. O Corinthians marcou com o também avante Róger Guedes, aos 38 minutos do segundo tempo, depois de um bom passe de Willian.

Essa nova vitória fez com que os nordestinos ultrapassassem o Inter na tabela de classificação, pulando para o 8º lugar com 49 pontos. O Corinthians, apesar da derrota, se manteve em 4º com 53. O próximo compromisso do Vozão será contra o Fluminense no Maracanã no sábado (27). No domingo (28), o Timão vai receber o Athletico Paranaense em São Paulo. 

Santos 

O Santos fez 2 a 0 no Fortaleza na Vila Belmiro em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados pelo atacante Marcos Leonardo. O primeiro saiu de pênalti, anotado pelo árbitro Wagner Magalhães com auxílio do VAR, e convertido pelo atleta do Peixe aos 25 minutos da etapa final. E, praticamente no final da partida, já aos 44 minutos, ele mesmo concluiu uma boa trama de ataque para fechar o placar.

Com esses três pontos conquistados nesta quinta-feira, o Santos chegou aos 45, subiu duas posições (chegando ao 10º lugar) e atingindo a marca que, na média histórica, mantém as equipes na Série A do futebol brasileiro. Enquanto isso, o Leão do Pici segue em 5º com 52 pontos. A próxima partida do time paulista será contra o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo (28). Já o Fortaleza atua novamente na sexta-feira (03) contra o Juventude no Castelão.   

 

- Série B: na despedida de Rafael Sobis, Cruzeiro empata com o Náutico

Cruzeiro e Náutico ficaram no 0 a 0 no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no último compromisso das duas equipes na Série B de 2021. Ainda faltando nove jogos da 38ª rodada para os demais times encerrarem o torneio, o Cruzeiro está na 11ª posição, com 48 pontos, e o Náutico, em 8º, com 53 pontos.

A partida foi acompanhada por aproximadamente 60 mil pessoas e marcou a despedida oficial do atacante Rafael Sobis como atleta profissional. Com a camisa do Cruzeiro, ele fez 37 gols em 176 jogos e conquistou duas Copas do Brasil e um Campeonato Mineiro.

O volante Ariel Cabral, que recebeu uma camiseta oficial alusiva aos 200 jogos pelo clube, também fez a última partida pela Raposa. 

 

Fonte: UOL - Agência Brasil